sábado, 16 de setembro de 2023

As 10 Virgens Diante da Porta da Esperança

As 10 Virgens Diante da Porta da Esperança 


Todo crente conhece essa que é uma das últimas mensagens de Jesus Cristo à Sua Igreja:

Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta! E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir. - Mateus 25:6‭-‬13


Irmãos:

Todos quantos chegamos a Cristo, chegamos diante da Porta da Esperança da Igreja. Chegando a Cristo e permanecendo diante dEle, somos cheios do azeite e nossa lâmpada se acende, espantando com Sua luz as densas trevas que nos rodeiam neste mundo.


Mas Cristo fala, em Mateus 25, daqueles que se afastaram da porta, buscando achar em outras fontes o que não encontraram no Evangelho. Como assim? Cristo não é suficiente para alguns, e por isso estão sempre em busca de outras vertentes espirituais?

Permanecer diante da porta é o segredo bíblico. Se afastar da porta é o erro que será cometido por todos que ficarão para a Tribulação, mesmo tendo crido em Jesus. Mas, se permanecermos diante dEle, o que nos faltar, Jesus nos proverá. Não será buscando longe da porta que te será acrescentado o Espírito, ou a unção, ou a revelação, ou a santificação, ou a justificação. Busque na fonte, não se afaste da Porta. Leia a Bíblia, peça orientação e entendimento ao Espírito Santo e Jesus suprirá todas as nossas necessidades, entenda.

 

Jeová ordenou a Josué que andasse no caminho que ordenou, sem desviar dele nem para a direita nem para a esquerda. Chegou a Cristo, permaneça no Evangelho de Cristo, ele te suprirá. Esquerda representa o social, a direita representa a religiosidade, doutrinas de homens: não toques, não proves, não manuseies - Colossenses 2:20‭-‬23

Portanto, não se afaste do Evangelho, do caminho estreito de Jesus, quer seja para agradar a sociedade, seja para se engajar em alguma vertente de religiosidade vã, seja para agradar pessoas. Permaneça frente à Porta, e dela virá o que te falta, pois Jesus disse "todo o que vier a  mim de maneira nenhuma lançarei fora". 


Ficar na Porta da Esperança e amar a Sua Vinda

Fiquem na presença de Jesus, pois Ele é a porta de João 10:9 (Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á) e todos que aguardam seu retorno não serão confundidos. Sobre isso, também falou o apóstolo Paulo, referenciando a importância de cultivarmos um amor sincero pela volta de Jesus para buscar seus escolhidos. Paulo, no fim de seu ministério, exortou sua igreja escrevendo sobre isso: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." - 2Timóteo 4:7‭-‬8


Então, permanecer diante da porta também é amar a vinda do Senhor. 

Permanecer diante da Porta também é praticar a santificação, porque o pecado ou o buscar soluções humanas nos afastam da Porta. 

"Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é, porventura, Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma. Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor." - Gálatas 2:17‭-‬18

https://bible.com/pt/bible/212/gal.2.17-18.ARC


O Grande Erro nos últimos dias

O se afastar da porta é, na verdade, virar as costas para a santificação, aquela separação em relação ao mundo e seus costumes e ensinos, o deixar de esperar a vinda do Senhor e o se justificar pelas obras que faz, crendo que você será salvo de qualquer jeito, mesmo já estando longe da Porta de Entrada do Evangelho.


O erro das Virgens loucas 

Sim, mas muitos me dirão: mas aquelas virgens loucas se afastaram da porta para buscar dos homens (seus pastores, suas religiões), que vendem(comercializam) o azeite por preço, porque sentiam que, pela falta do azeite suas lâmpadas se apagavam. Mas, quando voltaram, já era tarde e a Porta já estava fechada. Isso não é justo, alguém poderá dizer. Tanto que as virgens loucas disseram a Jesus: Lembra-te de nós,  que pregamos, evangelizamos, curamos, expulsamos demônios no teu nome, Senhor... argumentaram elas. Então Jesus lhes dirá: não vos conheço!!! 

Ora, se o Evangelho não suprir suas necessidades espirituais, tardiamente descobrirá que muito menos outras fontes religiosas o farão. E não adiantará descobrir isso atrasado, pois poderá ser tarde demais, como foi para aquelas. Tudo tem seu tempo. Abra seu coração a Cristo agora, não espere para descobrir que religiões só falam do Salvador, mas não salvam. Que religiões não salvam e ainda podem decepcionar. Mas o Salvador é somente Jesus Cristo, e ele jamais decepciona aqueles que se achegam a Ele. Venha para o Evangelho e não saia de diante dessa porta até que Ele venha nos buscar. Jesus sabe quem e quais são os que esperam e confiam somente nEle de todo coração.


Será Jesus injusto para com as virgens loucas? 

A mensagem de Jesus em Mateus 25 é para não se afastar da Porta, mas permanecer e vigiar em santificação, até que Ele venha e nos leve para seu Reino, momento em que entregará as nações ao domínio do anticristo. Mas, digo, as virgens loucas obedeceram e permaneceram aguardando a volta de Jesus ou foram buscar o que lhes faltava em outras fontes, visto que sentiam suas lâmpadas apagando? Foram suprir suas necessidades junto daqueles que vendem o azeite por preço, que fazem comércio com o Evangelho. Decepção pra elas. Caíram em si e concluíram que deveriam retornar à Porta. Ora, irmãos, quando nos sentimos vazios, sem luz, sem entendimento, devemos buscar e pedir isso a Jesus, não buscar em religiões, teologias, etc. Só Jesus pode suprir nossas deficiências espirituais, e ele liberalmente nos dá, quando pedimos a ele em oração. Quando estamos diante de Jesus, nossa Porta da Esperança, a Porta da Palavra de Deus, tudo que vier a faltar, Ele mesmo nos suprirá no tempo certo, basta-nos pedir. Veja o conselho do apóstolo: "...se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Mas o homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. - Tiago 1:5‭. Por isso, pela nossa inconstância(falta de perseverança em buscar a Jesus)afastamos do Senhor, e procuramos boas religiões, para que completem aquele vazio espiritual, aquela sensação de que as trevas estão nos cercando...

Não precisamos de outras fontes para completar nosso conhecimento, nosso entendimento, ou ajudar na comunhão com Cristo. Só precisamos permanecer diante da Porta. Ademais, disse Jesus: quer falar com Deus?  "... entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará. - Mateus 6:6 

Vai, entra no teu quarto e fala com Ele, que tudo vê e tudo ouve. 


3 Ítens essenciais para estar na presença de Deus

Todos aqueles que pensam poder ser justificados porque se dedicam à obra de Deus estejam avisados, porque esse é o grande engano: se sentirem descansados por fazerem as obras de Deus, que são: curar os enfermos, expulsar os demônios, anunciar o evangelho; nada disso, nenhuma obra poderá nos justificar se, naquele dia,  não formos achados mais Diante da Porta, isto é, em santificação, praticando a Palavra que pregamos e aguardando a Vinda de Jesus. Isso é estar Diante da Porta, sem se afastar dela. É hipocrisia pregar o Evangelho e não o colocar em prática, se distanciando de Jesus, estando longe, em outras vertentes de religiosidades enganadoras. 

Cuidado: se dermos as costas aos avisos de Jesus, confiando em nossas obras, abraçando religiões que adulteram os ensinamentos bíblicos, seremos deixados para trás!!! Cristo quer crentes genuínos, que matam a sede do Espírito bebendo sempre e somente da Água da Vida. Quem bebe dessa fonte nunca mais terá sede, pois ela faz em nós uma fonte, que salta para a vida eterna(João 4,14).


O perigo de confiar nas obras e em homens e não no Evangelho

Tenho visto muitos ensinando que não importa se Jesus vem hoje, ou amanhã, ou daqui a 50 mil anos; o que importa é fazer a obra de Deus. Ou seja, estão dizendo para suas igrejas, nas entrelinhas, que não se preocupem com o Arrebatamento, porque Jesus, na Sua Vinda, os encontrará trabalhando na vinha! Mas será mesmo assim ou essa é só mais uma falsa doutrina?

O que dizem as Escrituras? As Escrituras dizem que devemos permanecer diante da porta, aguardando a sua vinda. Sobre isso o apóstolo Paulo ensina que o Arrebatamento será "a todos quantos amam a sua vinda". Mas se estamos apegados ao mundo, amando o mundo, ignorando nosso dever de estar diante da Porta, jamais seremos parte daquele grupo que está "diante da Porta da Esperança", a que Jesus chama Noiva Prudente.


Fazendo a obra sem sair Diante da Porta

Então devemos fazer a obra de Deus sim, mas sem nos esquecer de que Ele pode voltar a qualquer momento, pelo que devemos estar sempre em santificação, para sermos achados dignos de estarmos em pé diante dEle na sua vinda: "E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem" - Lucas 21:34‭-‬36

https://bible.com/pt/bible/212/luk.21.34-36.ARC


Amaram o afastar-se...

Assim como Israel se enganou não reconhecendo Jesus como o Messias prometido, também as virgens loucas nas igrejas do Novo Testamento não percebem estar cometendo o mesmo erro: Assim diz o Senhor acerca deste povo: Pois que tanto amaram o afastar-se e não detiveram os pés; por isso, o Senhor se não agrada deles, mas agora se lembrará da maldade deles e visitará os seus pecados. - Jeremias 14:10. A punição desse pecado das virgens loucas será ficarem para a Tribulação, pois não estavam vigiando frente à Porta, aguardando a volta de Jesus, como fizeram as Virgens Prudentes. Você está fazendo como elas, as Virgens Prudentes, que depois que chegaram a Cristo nunca mais se dEle se afastaram? Ou seu coração ainda busca em muitas fontes... Valorize Jesus e retorne à Sua presença!!!


Jesus não conhece os que dEle se afastam. Esse é o grande perigo: depois de estar Diante da Porta, virar as costas e ir buscar o que lhes falta com quem vende, com quem faz do Evangelho um comércio, negócio, profissão. E o que nos leva a afastar de Diante da Porta? Não são porventura problemas particulares, sedução das riquezas, seguir falsas doutrinas, homens enganadores, falsas religiões, ou simplesmente por se justificar que está fazendo a obra de Deus, quando, na verdade, já saiu da presença de Deus e não percebeu ainda? Quem está diante de Jesus, escapa de tudo isso.

Quem está diante de Jesus, estará sempre observando a Palavra, sem desviar dela, e em santificação, aguardando pacientemente, junto ao Espírito Santo, a vinda do Senhor. Esses são a Noiva, aguardando ansiosamente que a porta da eternidade se abra para Ela entrar para o Reino ... Esse será o dia do Arrebatamento. Mas muitos só entenderão isso quando ficarem para trás e perceberem que se justificavam por suas obras, por suas religiões, e que não foram justificadas e nem santificadas no momento do Arrebatamento, porque não permaneceram Diante da Porta, deixando apagar a lâmpada e esgotar o azeite que receberam ao princípio, quando chegaram ao Evangelho de Cristo. O tempo foi passando, se afastaram da Porta e quando se deram conta, era tarde demais. Apenas alguns segundos, e já era tarde. Desperte enquanto há tempo, e volte para Cristo, seu primeiro amor.  Triste, mas verdadeiro.


Deus abriu a Porta da Esperança, mas Israel a fechou, matando Jesus na cruz.

Pela Nova Aliança Deus reabriu a Porta da Esperança para todas as nações, mas as virgens loucas a estão fechando, como fez Israel.



Pense nisso...

Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã. E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida.

Apocalipse 22:16‭-‬17

https://bible.com/pt/bible/212/rev.22.16-17.ARC


Jesus abençoe a todos.

Pr. Wagner Cipriano
16.09.2023

Nenhum comentário:

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.