terça-feira, 21 de junho de 2011

Bíblia Sagrada: O Espelho da Alma


O Espelho da Alma

Muito se tem falado, estudado e vasculhado no maior de todos os livros: a Bíblia Sagrada. Fonte de sabedoria, o livro de Deus parece ser, por vezes, fonte de controvérsias, visto que muitos a usam para debater e contender, prática que ela mesma aconselha a evitar, pois ferem seu objetivo principal: a transformação e a edificação pessoal, familiar e social. E, assim, o texto sagrado tem sido o centro das atenções por mais de vinte séculos. e assim continuará até que se cumpram todas as profecias. Mas se temos uma lição a aprender sobre ela, se tem algo de concreto que podemos afirmar sobre a Bíblia é: que ela deve ser considerada, por todos nós - os que cremos -, como o espelho de nós mesmos. É ela quem mostra aquilo que ainda somos e aponta para aquilo que devemos ser: a imagem e semelhança de Deus. E, como espelho da alma (leia nota no rodapé), pode refletir nossa própria consciência, nossa razão, nossos sentimentos e nossas emoções, moldando-nos e aperfeiçoando-nos.

O Uso Errado da Bíblia Sagrada
Uma boa parte dos leitores da Bíblia utiliza-a de forma errada, apontando e condenando os erros alheios em debates e contendas infindas. Nos meus tempos de criança havia um dito popular que expressa isso com clareza: quando alguém apontava a culpa em outro, geralmente se ouvia alguém dizer: Você não tem espelho em casa? Essa prática de achar que o erro sempre está nos outros e nunca em nós é, muitas das vezes, inconsciente. Mas nem por isso deixa de ser um comportamento reprovado por  Deus, que espera de nós crescimento espiritual, e não falsidades e fingimentos. Da mesma forma também é comum  se encontrar entre muitos dos cristãos uma certa dificuldade em se perceber que o pronome pessoal  “nós” está subentendido no contexto de qualquer versículo ou passagem bíblica, quando se lê ou quando se ouve as  palavras das escrituras. Quando a Palavra de Deus fala conosco, nossa tendência é adotar a tradicional  postura  de isenção de culpa, como fez Adão: E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?  Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
Notou a postura de Adão frente à sua responsabilidade, apontada por Deus? Logo se esquivou da culpa, lançando-a inteiramente sobre Eva: a mulher que me deste me enganou e eu comi.  Esse é um comportamento mesquinho, traiçoeiro e anticristão, que revela insensatez e falta de entendimento bíblico. Costumeiramente “enxergamos”  somente quando outras pessoas fazem o que aborrece a Deus. Isso faz com que, lenta e inconscientemente, cada cristão desenvolva uma postura que o leva a se considerar juiz de todos e nunca juiz de si mesmo.  Enxerga bem o pecado e o erro nos outros, mas permanece cego em relação a si mesmo.

Juiz dos outros ou juiz de si mesmo?
O ensino bíblico aponta para nosso dever de usar a Bíblia como referência para o  aprendizado pessoal. Através dela podemos praticar a reflexão e aprender a aplicar seus ensinamentos no dia a dia de nossas próprias vidas. Deixar de lado a tendência de julgar os outros e praticar a reflexão sincera é a instrução da Bíblia. Devemos sempre questionar: esse versículo se aplica a mim? Esse tipo de reflexão pode nos levar a nos conhecer mais profundamente. O examinar-se a si mesmo é um dever e, ao mesmo tempo, uma doutrina cristã, principalmente quando participamos da Santa Ceia: Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. 1 Coríntios 11:29  Deus quer exatamente isso: que cada um se examine e se descubra a si próprio, de uma forma inovadora, espetacular e, até mesmo chocante. Podemos até descobrir coisas terríveis que se passam dentro de nossos próprios corações: maus pensamentos, ódios, intrigas, invejas, cobiças, desejos inconfessáveis... Se a meditação não for sincera, estaremos lançando a Palavra de Deus ao desprezo, ainda que inconscientemente: pois aborreces a correção e lanças as minhas palavras para detrás de ti (Sl 50:17) Essa prática é perigosa, podendo nos conduzir para fora da presença de Deus: O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura. Pv 29:1

Dever cristão
Quando Jesus Cristo nos deu o Evangelho, o que antes era um privilégio divino somente tornou-se, agora, um dever de todo cristão. O privilégio divino a que referenciamos, é o dom que Deus tem de nos conhecer até o mais profundo de nossos pensamentos. Agora temos o direito (e também o dever) de nos conhecer melhor, como Deus nos conhece. Só assim teremos uma referência para, a partir daí, acompanhar nossa própria transformação: Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. – 2 Co 3:18

O Espelho da Palavra de Deus
Agora, quando nos convertemos a Jesus, temos o dever de conhecermos a nós mesmos, através do Espelho da Palavra de Deus. Devemos, diante dela, ser sinceros e isentos de parcialidade, julgamento, primeiramente, a nós mesmos e, em contrapartida, jamais, julgar aos semelhantes[Excetua-se, logicamente, a hipótese de 1 Coríntios 6:5].

Deus quer reflexão interior
Com isso, Deus quer a reflexão interior e não a exterior. A reflexão nos leva à consciência do pecado, ao arrependimento e à transformação. E: a Bíblia é para salvação pessoal, ou seja, daquele que nela crê e que através dela está buscando se achegar mais ao Criador. Para acertar isso devemos passar a ler a Bíblia Sagrada “em  Espírito”, sempre tentando ouvir o que Deus está falando conosco através de sua Palavra. A Bíblia é o maior instrumento de transformação pessoal e interior dado aos homens, capaz de transformar e modelar, para que sejamos a imagem de nosso Pai celestial, cheio de virtudes. Se todos os cristãos entendessem isso, a maior parte dos problemas dentro das igrejas jamais teria existido. A Bíblia sempre aponta para aquele que a lê. Deus quer a mudança pessoal e interior do leitor. Sem isso jamais Ele nos poderá usar como ferramenta transformadora para os demais ao nosso redor. Seremos sempre lembrados como semelhança do pecado e corremos o risco de ouvir Cristo nos dizer: Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. – Jo 8:44
Seremos semelhantes aos fariseus judaicos, comparados por Jesus e Paulo a sepulcros caiados, porque ensinavam os discípulos, mas não se ensinavam a si mesmos. Como sepulcros, exteriormente mostravam boa aparência, mas interiormente só havia morte e corrupção. Estavam espiritualmente mortos e apodrecidos na condição do velho homem. Mesmo lendo diariamente a Lei e os Profetas, os fariseus continuavam espiritualmente mortos! Que tristeza isso: ler diariamente a Bíblia Sagrada e continuar morto e em estado de podridão diante de Deus!!!

A Bíblia Sagrada como Manual do Fabricante
Certa vez presenteei um vizinho com uma Bíblia Sagrada e, ao entregá-la, tomei o cuidado de explicar-lhe como usá-la. Comparando-a, inclusive, ao manual fornecido pelos fabricantes de veículos, eletrodomésticos, etc. Ele agradeceu muito e, passados alguns anos me procurou para testemunhar que aquele havia sido o melhor presente  de sua vida, e que, como havia lhe falado, a Bíblia Sagrada realmente é uma fonte de águas vivas que, verdadeiramente, matam nossa sede. É a própria “Voz de Deus”!!! A Palavra de Deus é Viva, disse ele, radiante. Sim, e muito mais ainda: ...a palavra de Deus é viva, eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

Usando a Bíblia corretamente
Então ele contou que certo dia estava numa tristeza profunda e, seguindo o conselho da Bíblia entrou no seu quarto, fechou a porta,  dobrou seus joelhos diante do Senhor e orou, apresentando-se e pedindo orientação, esperando de Deus uma resposta. Feita a oração, pegou a Bíblia, abriu-a e, ao ler a passagem, caiu em lágrimas: a Palavra falava diretamente ao seu coração, como se Deus estivesse ali presente, falando com ele face a face.  Mas porque isso aconteceu? Por que ele usou a Bíblia da maneira correta e para a qual ela nos foi dada: para examinarmo-nos a nós mesmos. E, quando não o conseguimos, mas pedimos auxílio a Deus, Ele pode nos revelar até mesmo o motivo de nossas tristezas e angústias. Geralmente a fonte de nossos problemas somos nós mesmos, não os outros ao nosso redor. Quando aprendemos isso, podemos então usar os conselhos bíblicos a nosso favor, permitindo que o Evangelho nos molde como o vaso nas mãos do oleiro.

O velho homem
Quando tomamos ciência de que, pela fé em Jesus Cristo, morreu nosso velho homem, escravo do pecado, e que agora não vive mais o “eu”, mas Cristo é quem vive em nós, temos o dever de começar a usar a Bíblia Sagrada para nossa própria instrução, aconselhamento e edificação espiritual. Caso contrário, continuaremos sendo imagem do velho Adão, escravo do engano e do pecado. A obra transformadora deve começar pela “Casa de Deus”, que somos nós (1 Pe 2:5), porque também o juízo começa por nós – 1 Pe 4:17.

Conclusão
Diante de tudo isso, só nos resta fazer da Bíblia livro de cabeceira, nosso espelho onde, a cada manhã, possamos contemplar nossa face como Deus também nos vê, usando esse recurso em nosso favor, para melhorar nos atos, nossos pensamentos, nossas palavras, para tornar-mo-nos um pouco mais “semelhança” do nosso Maravilhoso Deus e Eterno Pai: Jesus Cristo. Porque fazendo isso,  vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 2 Pedro 1:11 O apóstolo Paulo doutrinava a igreja primitiva e considerar a Bíblia Sagrada como uma ferramenta indispensável à orientação e modelação cristã, pois nos céus não entrarão aqueles que ainda trouxerem a imagem do velho Adão, mas somente os transformados, feitos à imagem e semelhança do Salvador: Jesus Cristo.

Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 2 Coríntios 4:16

Que Deus abençoe a todos com entendimento.

Pr. Wagner Cipriano



Alguns versículos para reflexão e edificação:

 ...sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado. Rm 6:6

 ...que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, Ef 4:22

...e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;  2 Co 3:18

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho  e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.  Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer. Tiago 1:22-25  (NVI)

O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Gênesis 6:5  (NVI)

Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, Marcos 7:21  (NVI)

De igual modo, agora só podemos ver e compreender um pouquinho a respeito de Deus, como se estivéssemos observando seu reflexo num espelho muito ruim; mas o dia chegará quando O veremos integralmente, face a face. Tudo quanto sei agora é obscuro e confuso, mas depois verei tudo com clareza, tão claramente como Deus está vendo agora mesmo o interior do meu coração. 1 Co 13:12

Nós, os cristãos, entretanto, não temos nenhum véu sobre nosso rosto; podemos ser espelhos que refletem claramente a glória do Senhor. À medida que o Espírito do Senhor trabalha dentro de nós, tornamo-nos mais e mais semelhantes a Ele. 2 Co 3:18

 ...pois se uma pessoa apenas ouvir e não obedecer, será como um homem que olha o seu próprio rosto num espelho; e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Tg 1:23-24


*** ALMA (Almeida.dctx)
A parte não-material e imortal do ser humano (Mt 10.28), sede da consciência própria, da razão, dos sentimentos e das emoções (Gn 42.21; v. IMORTALIDADE). Os dicotomistas entendem que o ser humano é corpo e alma, sendo espírito sinônimo de alma. Os tricotomistas acreditam que o ser humano é corpo, alma e espírito. “Alma vivente” quer dizer “ser vivo” (Gn 2.7). Na Bíblia muitas vezes a palavra “alma” é empregada em lugar do pronome pessoal: “Livra a minha alma da espada” quer dizer “salva-me da espada” (Sl 22.20). Outras vezes “alma” em hebraico, quer dizer “pessoa” em português (Nm 9.13).



Siga-nos no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você Visite: Mensagens Bíblicas do Livro de Apocalipse, Notíciário Gospel, Bíblias Eletrônicas Free, Estudos Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.