quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Perguntas sobre Batismo


A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, irmão João.

Vou tentar ser o mais direto possível:

Pergunta: se eu me batizar nas águas estarei pronto para ser levado por Jesus quando ele voltar?
Resposta: Sim, se você permanecer na mesma fé até o momento do arrebatamento ou da morte. O batismo em si mesmo não salva, mas é um requisito inicial no qual damos testemunho de nossa fé em Cristo e que estamos renunciando à vida passada vivida longe do Senhor e prometendo viver uma nova vida na presença e sob a direção do Espírito Santo.

Pergunta: quando sou batizado em nome de Jesus, recebo também o Batismo do Espírito Santo?
Resposta: Sim, é possível, mas nem sempre acontece exatamente assim. Eu mesmo só conheci o batismo no Espírito depois de mais de dois anos na fé. Mas em todo o tempo, sentia a presença do Senhor dirigindo, ensinando e me capacitando para viver na presença de Deus.

Antes de prosseguir, gostaria de fazer algumas observações sobre o tema "Batismo nas Águas": O Livro de Atos dos Apóstolos relata sete batismos, todos eles feitos em "Nome do Senhor Jesus Cristo". Não existe um só batismo na Bíblia que não tenha sido assim. A maioria das igrejas evangélicas não pratica esse batismo por falta de entendimento. Não entendem que não existe nas Escrituras um batismo sequer feito "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".  Todos os batismos realizados estão relatados em Atos e seguiram o ensinamento de Jesus Cristo completado pelo Espírito Santo no dia de Pentecostes.  A divergência fica por conta daqueles que não aceitam o ensinamento que o Espírito deu aos apóstolos: que Jesus Cristo é o Pai, é o Filho e é o Espírito Santo. Por isso, Pedro e todos os apóstolos batizavam em nome do Senhor Jesus Cristo, porque “pai, filho e espírito santo” não é nome de ninguém, são títulos designativos apenas. Cristo havia falado sobre um batismo que seria revelado pelo Espírito Santo no dia de Pentecostes e que mostraria à igreja primitiva qual é o único nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo: Jesus Cristo. Jesus é Jeová, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, sendo ele mesmo o Espírito Santo, presente na igreja como Ele mesmo havia prometido: estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mateus 28:20.  Por isso, quando Pedro foi cheio do Espírito Santo, batizou três mil convertidos em nome do Senhor Jesus Cristo. E a Bíblia Sagrada alerta: o Espírito Santo não erra. E se Pedro e os apóstolos eram homens cheios do Espírito Santo, como dizem alguns teólogos e mestres que eles erraram no batismo que Cristo ordenou? Sem o entendimento do Espírito, muitos afundam em discussões que prejudicam a fé de outros. Enfim, devemos lembrar também que o batismo nas águas, em si mesmo, não salva. É uma ordenança que revela o exterior daquela fé que está no interior do coração. Se alguém se batiza sem essa fé, está apenas tomando um banho de rio. É preciso ter nascido de novo para poder ser batizado. É confissão de fé e só deve ser praticado com pleno entendimento daquilo que se está fazendo. Paulo diz que o batismo das águas simboliza que estamos morrendo para o mundo do pecado e nascendo em novidade de vida para viver em santidade, de modo a agradar a Deus. Já basta que, no tempo passado de nossas vidas, tenhamos vivido agradando às trevas e ao diabo e seus demônios. Agora, Deus quer que vivamos uma nova vida, limpa do pecado que antes nos dirigia e dominava.
Agora, vamos falar sobre o "Batismo no Espírito Santo": No livro de Atos dos Apóstolos, alguns receberam o Espírito Santo quando Paulo os batizou em nome do Senhor Jesus Cristo. Eles já eram discípulos do Senhor Jesus, apenas não eram batizados nas águas. O Espírito Santo esperou até que fossem batizados e tivessem noção sobre o Espírito Santo, para então, enchê-los. Uma coisa é sentir a presença, e outra é ser batizado pelo Espírito. Esses não sentiam presença alguma e nem sequer sabiam sobre a doutrina do Espírito Santo, que habita corporalmente a igreja. Mas sabemos que ninguém pode crer em Jesus Cristo sem a presença do Espírito Santo. Então eles tinham uma porção do Espírito para crer, mas não eram batizados pelo Espírito. Ser batizado por ele é diferente e não segue uma regra fixa. O batismo no Espírito Santo é algo inconfundível. Eu sentia a presença do Senhor comigo o tempo todo, pois havia crido de todo meu coração e de todo o meu entendimento. Depois de quase dois anos, num determinado dia senti uma coluna de fogo descer sobre minha cabeça e, no meu caso, todas as mensagens de evangelização e doutrina que prego, ensino e  escrevo começaram a vir em minha mente e não pararam mais desde aquele dia.
Portanto, meu conselho ao irmão é permanecer nesse “primeiro amor” em que está e se dedicar à santidade e ao conhecimento das Escrituras. Peça para que um irmão sincero na fé o batize nas águas em nome do Senhor Jesus Cristo. Quando chegar a hora certa o Espírito Santo o batizará com fogo, e saberá o que é plenitude do Espírito em nós. Quando isso acontecer será como no batismo nas águas: você se sentirá inundado pelo Espírito Santo, como em meio a um mar de energia e força poderosas, de paz imensa. Você saberá quando isso acontecer. É um transbordamento de alegria e paz, e você se sentirá como que "explodindo de alegria" e querendo evangelizar o mundo inteiro.
Muitos não chegam ao batismo do Espírito porque não estão realmente crendo. Estão cheios de dúvidas, misturam o evangelho com superstições, ou com falsas religiões. Aí o Espírito se afasta. Muitos continuam ouvindo a Palavra de Deus na igreja, mas nem mesmo sentem a presença do Espírito Santo. E o Espírito se afasta porque também não praticam o que ouvem. Por isso, quando vêm as lutas, desistem e caem da fé. Essa presença que você sente é a força de Deus caminhando contigo, te esforçando para continuar, fortalecendo e dirigindo seus passos nesse caminho estreito, difícil e penoso,  porque temos muitas lutas. Deus está te dizendo que está contigo. “Eu te ajudo, eu te esforço”. Nunca despreze isso.

PERGUNTA: Existe a possibilidade de ser batizado no Espírito Santo sem o batismo nas aguas primeiro, pois sinto constantemente o Espirito de Deus ...
RESPOSTA: Como já disse na pergunta anterior, sentir a presença do Espírito Santo não é ser batizado. Ser batizado pelo Espírito Santo é ser cheio da presença Espírito, submersos nas águas do Espírito. No Batismo no Espírito sente-se como que totalmente envolto pelo Espírito, alguns falam em línguas, outros recebem dons... Não há uma regra para isso. Apenas comece a orar pedindo para  ser batizado nas águas e também com o Espírito Santo. Usamos dizer que são dois batismos: uma nas águas, simbolizando a lavagem do pecado, e outro com fogo, para nos purificar dos pecados. Ser batizado assim é ser cheio do Espírito Santo. Embora sentir a presença de Deus o tempo todo já é uma grande alegria, saiba que nem todos sentem isso. Há muitos que crêem e não sentem nada porque ainda não chegou a hora, como o caso de Atos 19:2, quando Paulo disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Eles haviam crido e permanecido na fé, mas não tinham nenhuma experiência ou conhecimento sobre a existência do Espírito Santo. Mas quando foram devidamente ensinados e  batizados, receberam o Espírito Santo. Faltava a eles o ensino correto sobre a doutrina da plenitude do Espírito e do batismo. Hoje, todos temos uma parcela, uma diminuta parte ou porção do Espírito Santo. Mesmo depois de batizados pelo Espírito Santo, precisamos continuar a cultivá-lo, para que aumente sua presença em nós. Não como fez  Moisés, que sentiu pesado seu cargo e desejou repartir com outros o seu trabalho. Com isso, o Espírito Santo que estava somente sobre ele foi repartido com outros setenta. E, quando ele reuniu 70 anciãos para repartir o Espírito Santo que estava sobre ele, todos profetizaram, falaram em línguas, mas depois disso, nunca mais. Por quê? Porque aqueles 70 não buscavam a Deus como Moisés. Há pessoas que "buscam" mais a Deus que outras, alguns querem mais a presença de Deus em suas vidas. Outros querem apenas continuar vivendo, sem se importarem muito com o "buscar" a Deus. Finalmente, o que podemos resumir é que  antes do batismo se sente a presença do Espírito Santo para, depois dele, ser cheio da plenitude do Espírito Santo. Mas isso não é regra, apenas a ordem natural dos acontecimentos relatados no Livro de Atos dos Apóstolos. Quando somos evangelizados e cremos, isso já é uma parcela do Espírito Santo nos ajudando a crer. Ninguém pode dizer Jesus Cristo é o Senhor sem a ajuda do Espírito Santo. Sem o Espírito, ninguém crê em Jesus, pois está escrito: ninguém pode vir a mim se o Pai o não trouxer. Se Deus não chamar alguém, ele pode até vir para a igreja, mas jamais receberá ou sentirá a presença do Espírito Santo.

Finalizando, suas perguntas estão corretas sim e revelam seu profundo desejo de compreender os mistérios de Deus, que são revelados apenas aos pequeninos. Continue assim, simples, humilde, pequeno, sem soberba ou arrogância, nem jactancioso como alguns crentes que se deixam encher de orgulho. Continue lendo as Escrituras Sagradas e conservando a presença do Espírito Santo através da Santidade. Fique longe da prostituição e de todo caminho tortuoso. Em Hebreus 12:14 está escrita uma advertência: sem a santidade (separação das coisas erradas) ninguém verá a Deus. Isso quer dizer que os crentes comprometidos com o erro e o pecado, ou que não se dirigem pela Palavra de Deus, jamais verão a Deus. É como disse Jesus a Nicodemos: se alguém não nascer da água e do Espírito não poderá ser o reino de Deus. E, como sempre digo, se não poderão ver o reino, como poderão entrar nele?
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3:7
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3

Leia as Escrituras Sagradas continuamente. Antes de abrir a Bíblia Sagrada, peça antes a permissão e a revelação do Espírito Santo. Ele é o único mestre e professor de sua Igreja. Cuidado com homens que não tem o Espírito Santo e, mais ainda, com aqueles que manifestam uma sabedoria de homens e que vai contra o que diz a Palavra de Deus. Lembre-se: a letra mata, mas o Espírito vivifica. Só o Espírito pode dar o sentido correto da Palavra de Deus, para que produza vida. A letra da Bíblia pode levar à morte espiritual aqueles que a leem sem entendimento. Sem o entendimento do Espírito, torcemos, diminuímos ou acrescentamos a Palavra de Deus para nossa própria condenação(Apocalipse 22:18-19)­­. Quem nega a Palavra de Deus não é de Deus.

Outro conselho:  tudo que você não compreender, peça o entendimento ao Espírito. E quando você achar ou pensar, ou alguém lhe disser que há algum tipo de erro na Bíblia Sagrada, lembre-se que o erro sempre está no homem, que nem sempre consegue compreender as Escrituras segundo o sentido o Espírito Santo. A falta do Espírito Santo em muitos é que encheu o mundo de falsas religiões. Todos os assuntos da vida devem ser vistos sob a ótica do Espírito Santo. Portanto, peça entendimento, em tudo, ao Espírito Santo. Ele é o autor da Bíblia Sagrada.  
Quero com isso lhe fazer entender que a Bíblia Sagrada é nossa autoridade máxima de fé e conduta. Sem obediência a ela jamais tomaremos posse das promessas de salvação e vida eterna nela feitas. As promessas são apenas para o vencedores, que venceram o mundo, o pecado, o diabo e seus demônios, através do conhecimento da Palavra de Deus.
Conserve sempre a presença do Espírito e não o entristeça ou aborreça através de suas obras ou palavras. Pense nisso e seja um cristão forte na fé, dirigido pelo próprio Deus. Aquele que é de Deus conserva-se puro a si mesmo e produz frutos bons, que são para a glória ao nome do Senhor Jesus Cristo.

Que Jesus Cristo, que é o Espírito Santo presente conosco todos os dias de nossas vidas até a consumação dos séculos, te abençoe ricamente.
Espero ter podido ajuda-lo um pouco em suas dúvidas. Peço que o Espírito Santo, que também está contigo, o ajude nessa tarefa e lhe dê sucesso na compreensão de todas as coisas.
Vá com calma, pois mui longo nos é o caminho. A Bíblia nos ensina tão somente aquilo que Deus considerou necessário nos revelar. Devemos, pois, ir até onde ela nos revela e não passar além do que o Espírito quer revelar aos seus pequeninos.
Procura lembrar desses conselhos: E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. 2 Timóteo 2:23
Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Tito 3:9
Amém?


- Siga-nos no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você Visite: Mensagens Bíblicas do Livro de Apocalipse, Notíciário Gospel, Bíblias Eletrônicas Free, Estudos Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.