sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pode o Crente Perder a Salvação?



Olhe que ninguém tome a tua coroa!!!
Pode o Crente Perder a Salvação?

Pentecostalismo ou cristianismo bíblico?
Alguns estudiosos afirmam que a possibilidade da perda da salvação é ensino católico, e que os que ensinam assim são membros do pentecostalismo. Mas a verdade é que o ensino sobre a perda da salvação é ensino bíblico e está em toda a Bíblia Sagrada, de Gênesis a Apocalipse. Seus alertas são inúmeros e sempre nos lembram de não desviar do caminho estreito, nem para a direita, nem para a esquerda.
Eternamente salvo?
Será mesmo que qualquer crente está eternamente salvo,
independente do que fizer e praticar depois do batismo? Será sempre salvo tanto o crente fiel quanto o  infiel, tanto o que persevera na doutrina de Cristo quanto o que já desviou do caminho estreito e fez naufrágio na fé? O ensino da "salvação incondicional" é corrupção doutrinária que banaliza demais o ensino da salvação e estimula a prática do pecado e o viver sem compromisso com Deus, justificando os pecadores e alargando as portas do céu. Segundo essa doutrina o crente pode roubar, matar, mentir, adulterar e, pasmem, mesmo assim, jamais perderá a salvação. Essa doutrina bate frontalmente contra a Bíblia Sagrada e lança ao desprezo a regra bíblica que clama: Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; Hebreus 6:11 A certeza da salvação é demonstrada por obras até o último momento de nossas vidas. Tenho visto crentes serem batizados e depois irem para as doutrinas espíritas, ou voltarem para o catolicismo. Estão salvos? Permanecem salvos? E o que diremos  dos pastores adúlteros, efeminados, etc., etc... Continuam salvos? Ou será que pisaram o sangue de Cristo:  De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Hebreus 10:29
Jesus Cristo é Ministro do Pecado?
Será que em alguma Bíblia está escrito que tudo posso naquele que me fortalece para o pecado?! Ou será que Cristo nos fortalece para a Santidade?! Cristo é Ministro do Pecado ou manifestou-se para tirar-nos do pecado??? 1 João 3:5 Esses que crêem que uma vez salvo sempre salvo estão transformando Jesus Cristo em Ministro do Pecado!!!
Com essa “tese” até Alexandre, o latoeiro, que o apóstolo Paulo reprovou (2 Timoteo 4:14), passará tranqüilo pelo Tribunal de Cristo. O apóstolo Paulo, coitado, Luz dos Gentios, não tinha, na verdade, tanta luz quanto alguns teólogos modernos. Contudo, fico ainda com a milenar e sã doutrina de Paulo, pois reflete a Luz de Jesus Cristo, que diz que quem o segue não andará em trevas (nas trevas do pecado anda quem não tem luz), mas terá a luz da vida – João 8:12
Frutos dignos de arrependimento
Alguns teólogos, que conhecem as Escrituras apenas na letra, e não em Espírito, querem tornar vitorioso seu ponto de vista sobre a certeza da salvação lançando a pecha de “católico” a crentes genuínos!!! Se ensinamos uma doutrina bíblica então estaremos alinhados com o fundamento dos apóstolos. Daqui não saio, daqui ninguém me tira.  As  Escrituras, que não mentem e não falham, mostram que o crente transformado é revelado aos olhos de todos através das obras que ele mesmo produz!!! João Batista afirmou isso quando viu pessoas buscando batismo mas sem estarem acompanhados das obras dignas de arrependimento. O crente salvo é, como diria João Batista, aquele que produz frutos dignos de arrependimento. E ponto final. O mais é lero-lero teológico que, no frigir dos ovos, só serve para estimular a tal “raça de víboras” a buscar o batismo apenas para se livrarem da ira futura. Segundo eles, batizou tá salvo. Mas se essa doutrina sobre a certeza da salvação fosse verdade, o céu estaria cheio de pessoas não renascidas, o que invalidaria a doutrina de Cristo sobre o novo nascimento: “...aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” – João 3:3 E se o crente que não nascer de novo não poderá ver o Reino, sequer poderá entrar nele.
Teologia da letra, que mata
Sabe de uma coisa? Às vezes penso que tais estudiosos estão em missão suicida no meio evangélico, trabalhando como agentes do erro. Fazem que são, mas não são. Estão aí antes para confundir e destruir as doutrinas bíblicas da santidade e separação. Afinal, se todos serão salvos, porque termos santidade? E por falar em santidade, como fica a questão da santificação, sem a qual ninguém verá a Deus? Hebreus 12:14 Ora, o crente que não está em santificação também jamais verá a Deus, ou seja, perderá sua salvação e todo o tempo em que esteve na fé, mesmo porque não perseverou nas doutrinas e no caminho estreito. Em vista de tudo isso,  se o crente é eternamente salvo, a explicação deve ser assim resumida: o crente eternamente salvo é aquele que persevera na doutrina de Cristo e possui obras dignas de arrependimento, vivendo em santidade, ou seja, separado do lamaçal do pecado.
Sobre erros e acertos
Mesmo o catolicismo acerta quando ensina corretamente a Bíblia Sagrada. Os evangélicos também estão sujeitos a erro e  não acertam em tudo que ensinam. Contudo, não é acertar em tudo que revela uma religião verdadeira. Prova disso é que há inúmeras divergências teológicas e cada pastor segue uma corrente, conforme orientado pela sua denominação ou convicção própria. O problema do catolicismo, então, não é porque erra em tudo, ou só em parte. Ora, se não há homem que viva e nunca erre, então não importa se o catolicismo  acerta em parte e erra em parte. O que importa é que desde o seu nascimento o catolicismo é uma religião idealizada, montada e mantida por homens, pagã em toda sua essência, sem nenhuma direção divina,  e que visa a satisfazer os propósitos políticos de dominação mundial planejado (diabolicamente) há séculos por Constantino. Mas que diremos do Evangélicos, se tem feito o mesmo que os católicos, montando movimentos religiosos sem nenhuma direção do Espírito Santo de Deus? Contudo, Deus já sentenciou toda falsa religião à destruição, para que o mundo saiba que Ele não está ali e que seus ensinamentos teológicos são fruto da letra e não do Espírito. Quanto aos Evangélicos, também não são salvos por acertarem em todos os pontos teológicos, mas sim por perseverar na fé e produzir os frutos que apontam para  uma pessoa transformada, o crente fiel e verdadeiro, realmente salvo por Jesus Cristo e futuro cidadão celestial.
A doutrina correta sobre a certeza da salvação ensina o crente a manter-se em comunhão com Deus, confessando seus pecados e não justificando-os ou encobrindo-os com falsas doutrinas.
O crente, fiel e verdadeiro, quando peca tem a capacidade de examinar sua consciência, que é viva, e a capacidade de reconhecer e confessar seu pecado, como Davi,  deixando sua prática e  alcançando o perdão.  Com isso permanece em íntima comunhão com Deus. Quanto aos crentes infiéis, que não se perturbam e não se questionam sobre seus atos, por terem uma consciência cauterizada(1 Timóteo 4:2), ficarão de fora do Reino de Deus e sofrerão a perda da salvação. A esses lhes será dito:  Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Mateus 25:41
A garantia da salvação
Se o crente quer ser eternamente salvo, deve se lembrar que: ... se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. Mateus 18:8  Traduzindo, se seus pés andam no caminho do pecado, melhor cortá-lo, para que ele não te conduza para as concupiscências, pois nelas fatalmente perderás a tua salvação. Cristo não é Ministro do Pecado!!!
Onde estarão os crentes infiéis depois do Tribunal de Cristo?
Os crentes infiéis não receberão a pedra branca no juízo do Tribunal de Cristo. A pedra branca traz consigo um novo nome(veja  Apocalipse 2:17) e é o comprovante final de que o cristão foi "aprovado" para se tornar um cidadão celestial. Isso é necessário para que o céu não se encha de "diabos novos" (sobre isso leia Céu pra Você?!). Portanto, os crentes infiéis, embora salvos pelo sacrifício de Jesus Cristo, acabarão perdendo sua salvação porque não produziram obras dignas do arrependimento que -um dia- manifestaram ter. Mas a verdade é que, ou mentiram ou voltaram ao espojadouro de lama. Ao receberem a pedra negra, receberão com ela a perdição eterna no lago de fogo. Serão crentes que, embora salvos por Jesus, foram reprovados no Tribunal de Cristo e riscados do Livro da Vida: E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 Pedro 2:1 E todo aquele que for riscado do Livro da Vida será lançado no lago de fogo( Apocalipse 20:15). E Deus pode fazer isso, pois Ele mesmo alertou Moisés sobre essa possibilidade: Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro.  Êxodo 32:33
Para aqueles que insistem em ensinar a doutrina da salvação incondicional, só podemos lembrar que, realmente, todos foram salvos pelo sacrifício de Cristo, mas nem todos perseverarão em seguir-lhe em seus ensinamentos. E, assim, uns serão eternamente salvos no céu, e outros estarão eternamente perdidos, no lago de fogo, mesmo tendo, um dia, sido salvos pelo Senhor Jesus. Será que vale a pena arriscar a salvação crendo em falsas doutrinas?

A Doutrina Apostólica sobre a Certeza da Salvação: Andar em Espírito
O ensino escriturístico correto sobre a certeza da salvação é dado pelo apóstolo Paulo em Romanos, onde se lê claramente que “...nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:1 O apóstolo Paulo acrescenta seu conselho: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Gálatas 5:16 Quem anda em Espírito não tem por hábito pecar. Isso não faz parte de seu novo caráter. E, para encerrar o assunto, o próprio Senhor Jesus sempre alerta às sete igrejas da Ásia, em Apocalipse, “olhe que ninguém tome a tua coroa”. O diabo está em derredor do crente, esperando seu vacilo, para lhe roubar a coroa da salvação. Toda doutrina que torna o crente relaxado, para que não vigie mais, não procede de Deus.  Crentes assim ensinados caem facilmente no laço do diabo, iludidos por uma falsa doutrina que os faz crer que não precisam fazer mais nada para conservar a salvação. Não precisam perseverar na fé, não precisam conhecer as Escrituras Sagradas, não precisam de santificação, não precisam vigiar... etc., etc. Só acordarão desse sono mortal quando Jesus lhes perguntar: onde está a tua coroa de filho de Deus? Então se verá entre aqueles que não vigiaram, e dos quais lhes foi roubada a coroa da vida. Por isso, o que digo, digo a todos: Vigiai!(Marcos 13:37 ) 

Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; 2 Pedro 2:21

Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Hebreus 2:1
Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa. 1 Coríntios 15:34 
Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. Lucas 21:36 
Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá. Lucas 12:44 

Se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;

Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama. - 2º Pedro 2:20-22


Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis [e ali haverá pranto e ranger de dentes] - Lucas 12:46

Que Deus abençoe a todos os leitores com entendimento.

Pr. Wagner Cipriano



Siga-nos no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você Visite: Mensagens Bíblicas do Livro de Apocalipse, Notíciário Gospel, Bíblias Eletrônicas Free, Estudos Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.