segunda-feira, 1 de março de 2010

Sobre como ler a Bíblia

Flávio pediu por e-mail: "
Boa Tarde. Gostaria de umas dicas para estudar melhor a biblia
NOSSA RESPOSTA:
Olá, Flávio. Desculpe a demora na resposta.
Deus te abençoe em seu interesse em conhecer mais as Escrituras Sagradas.
Como pastor, teria tudo a lhe dizer, horas e horas  para conversarmos sobre a Bíblia.
No entanto, vou passar-lhe apenas duas coisas.
A primeira é sobre o valor, conteúdos, objetivos e importância da Bíblia:

A BÍBLIA

http://culturaevangelica.blogspot.com/culturaevangelica@gmail.com


A Bíblia contém a mente de Deus, a condição do homem, o caminho da salvação, a condenação dos pecadores, e a felicidade dos cristãos.
Suas doutrinas são santas, seus preceitos são justos, suas histórias verdadeiras e suas decisões imutáveis.
Leia-a para ser sábio,
Creia nela para estar seguro e
Pratique-a para ser santo.
Ela contém luz para dirigi-lo, alimento para sustê-lo e consolo para animá-lo.
É o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e o guia do cristão.
Por ela o paraíso é restaurado, os céus abertos e as portas do inferno descobertas.
Cristo é o seu grande tema,
Nosso bem o seu intento e
A glória de Deus a sua finalidade.
Deve encher a mente,
Governar o coração e
Guiar os pés.
Leia-a lenta e frequentemente e em oração.
É uma mina de riqueza,
Um paraíso de glória e
Um rio de prazer.
É-lhe dada em vida,
Será aberta no dia do juízo e
Lembrada para sempre.
Ela envolve a mais alta responsabilidade, recompensará o mais árduo labor e condenará a todos quantos menosprezam seu sagrado conteúdo.

A SEGUNDA é um conselho. Sabemos que a Bíblia é obra de Deus e quem a escreveu foram homens cheios do Espírito Santo. Portanto, o Espírito Santo é o autor da Bíblia. Tanto que, ao lê-la, você compreende como a Bíblia parece ter sido escrita por apenas uma pessoa, já que mantêm unidade de propósitos e pensamentos do início ao fim. Ela é fruto dos pensamentos e propósitos do próprio Deus. Assim, sugiro a você o mesmo que, um dia, meu pastor, ao me presentear com minha primeira Bíblia me disse. Ele me aconselhou que, sempre que a fôsse ler, lembrasse de que Deus a escreveu e que Ele, que tudo sonda e tudo vê, até mesmo nossos mais íntimos pensamentos, poderia falar comigo através das Escrituras. Através dela poderia me aconselhar e me guiar.
Sim, ela é letra, mas se, antes de abrí-la, pedirmos em oração a orientação do Espírito Santo, ela será uma ferramenta de aprendizado poderosíssima.
Assim, antes de lê-la, a cada dia, peça em oração a direção, a revelação e o entendimento do Espírito Santo, pois só ele sabe o real sentido de toda a Palavra ali contida. Afinal, ninguém melhor do que o próprio autor de um livro para saber qual a intenção de suas palavras:
2 Pedro 1:21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Esse procedimento já lhe garantirá comunhão entre você e Deus. Então, Ele, e somente Ele será seu guia., mestre e professor.
Isso lhe garantirá o mesmo sucesso que o apóstolo Paulo teve, pois embora tivesse ele sido aluno do mestre Gamaliel, aprendeu dele apenas a letra das escrituras sagradas. Mas, quando na estrada de Damasco foi cegado e lançado por terra pela coluna de fogo, sua vida mudou, e então pôde entender que a letra que havia aprendido com Gamaliel e o levava a perseguir os cristãos, precisava ser completada  com o "entendimento" que somente o Espírito Santo pode dar ao homem.
A partir de seu encontro com Jesus Cristo, Paulo (até então Saulo), teve mudado o rumo de sua vida. Até ali havia aprendido as escrituras na "letra", mas esse encontro com Jesus Cristo mudou seu viver, e passou a entender que aquele povo que perseguia era, na verdade, povo de Deus. Então, recebendo de Deus "entendimento", passou de perseguidor a membro da Igreja de Jesus. Depois disso, resumiu assim seu aprendizado do Evangelho:
 Gálatas 1:12 Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.
 Veja o testemunho do profeta Isaías:
O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem. - Isaías 50:4

Antes que o profeta Isaías chegasse a ser usado por Deus, ele foi seu aluno e aprendiz.
Seja aluno e aprendiz de Deus. Peça isso a Ele em oração.
É, por hora, o conselho que sinto, de coração, de lhe passar.
Deus te abençoe poderosamente, e lhe abra o entendimento para que, seja lendo, seja ouvindo a Bíblia, sempre tenha o entendimento sadio e edificante do Espírito Santo.
Do irmão em Cristo,

Pr. Wagner Cipriano
culturaevangelica@gmail.com
Olá, novamente, Flávio.
Faltou dizer-lhe isso:
O crente, quando se converte não passa a saber tudo instantaneamente. Ele irá acumulando dia a dia os ensinamentos que o Espírito Santo lhe apresentar. Um dia, com certeza, você poderá dizer como o apóstolo Paulo: "o que aprendi não aprendi com homem algum":
"Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo." - Gálatas 1:12
Com isso Paulo não nega que recebemos informações de muitas fontes, mas enfatiza que o "entendimento" é dom de Deus, de seu Espírito.
Podemos receber muitas informações sobre a Bíblia, mas ter "entendimento" sobre elas e pensar como Deus pensa só através da presença do Espírito Santo em nossas vidas.
Que Ele continue com você, guiando-o a cada dia.


Pr. Wagner Cipriano
culturaevangelica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.