Por quê se faz uma prova?
A Bíblia pergunta...
A Bíblia responde!
"Porque se faz uma prova;
e o que seria se não existisse
a própria vara desprezadora,
diz o Senhor Jeová”
Ezequiel 21:13 ARC
Uma prova é destinada, basicamente, a avaliar o aprendizado teórico e prático de uma matéria que faz parte do currículo escolar.
No plano espiritual...
Deus aplica esse conceito no plano espiritual e pergunta à sua igreja: "por que se faz uma prova?".
Você sabe a resposta?
Como responder a essa pergunta divina?
Do saber a resposta a esse questionamento, é que teremos a compreensão necessária para lidar com aqueles momentos difíceis, tristes e amargos da vida.
Quando encaramos esses momentos como prova, como permissão de Deus, destinada a avaliar o nosso aprendizado e prática daquilo que estamos ouvindo e aprendendo da Palavra de Deus, poderemos nos esforçar mais em aprender e colocar em prática o que foi ouvido.
Só assim mostraremos o quanto estamos realmente crescendo na fé e na prática do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A lição bíblica...
Tendo isso em mente, entendemos que o crescimento espiritual não é consequência somente do ler/ouvir, mas também do praticar. Mesmo porque o cérebro humano se encarrega de deletar tudo que não praticamos, caindo no esquecimento.
Esse comportamento do ouvir dissociado do praticar é aplaudido pelo inimigo da Cruz, cumprindo-se o dito popular "entra por um ouvido, sai pelo outro".
Por isso, disse Jesus que todo aquele que coloca em prática o que aprende, produz frutos. Verdes no início, mas que amadurecerão continuamente, nos fazendo semelhantes a Cristo, para que seja alcançada a estatura do varão perfeito.
Não seremos salvos por conhecer toda a Escritura Sagrada, mas se esforce naquilo que Deus te dá e, conforme cresce, mais te será dado.
As mensagens te parecem repetidas?
Sobre isso, o apóstolo Paulo faz uma referência à igreja de Efésios, dizendo a eles que muitas vezes sempre repetia as mesmas coisas, e isso era para a segurança deles. Como assim?
Revisão de prova... Aprendi na Faculdade
Uma experiência da faculdade me ajudou muito a entender claramente o objetivo da prova e da revisão da prova. Depois das provas, o professor sentava com os alunos, na aula seguinte, e passava a examinar cada questão, a ver as respostas certas e as erradas de muitos alunos, tirando as dúvidas e reforçando o ensino.
Eu me enfadava com essa prática, e não fazia questão alguma de esconder esse sentimento, até que um dia o professor disse: aqueles que foram bem na prova podem sair da sala de aula se quiserem! E explicou: mas aqueles que não foram bem na prova, agora terão a oportunidade de examinar onde erraram, de aprender a resposta certa, e fortalecer seus pontos fracos. E ele disse textualmente: "essa aula está sendo repetida para muitos de vocês que não aprenderam da primeira vez, para que possam, agora, aprender com seus erros, e reter o máximo possível do conhecimento nessa matéria.
Imediatamente caí na real. Eu não podia perder aquela revisão, pois tinha ido mal na prova por não dedicar atenção nas aulas. O ano letivo já terminava e eu precisava daquele conhecimento.
Em suma...
O objetivo da prova, resumiu ele, é avaliar onde o aluno está deficiente, fortalecer seu aprendizado e poder passar para o próximo nível.
Deus está revisando o aprendizado?
Por isso muitos chegam a um culto e pensam consigo mesmos "ah, eu já conheço essa parte que o pastor está pregando, não tem mensagem nova não?".
Então, preste atenção, porque muitas vezes o Espírito está analisando as provas pelas quais passamos, tentando mostrar onde erramos, para, na próxima prova, acertarmos.
Na prova, Deus analisa, na revisão, Deus reforça seu aprendizado, como ensina o apóstolo Paulo:
"Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós". - Filipenses 3:1 ARC
Conclusão
Então, irmãos, da próxima vez que vocês passarem por uma prova, se esforcem ao máximo e mostrem a Deus tudo aquilo que você está aprendendo com a Palavra de Deus, e experimente um crescimento forte e duradouro na sua vida espiritual, que refletirá também na sua vida espiritual, social, material e cotidiana. É o Espírito Santo, nosso professor, que nos ordena: "Esforçai-vos e não temais porque eu sou convosco". Priorize e valorize seu aprendizado espiritual.
Alguns poucos exemplos de ouvir e não praticar(a Biblia está cheia deles):
*Adão e Eva receberam uma só ordem, mostraram não ter aprendido nada no dia a dia com Deus e, comendo do fruto proibido, foram reprovados!
**Pedro recebeu a ordem de Jesus "ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder". Pedro não obedeceu e ainda juntou outros irmãos e foi para o mar pescar... Só deu mais trabalho a Jesus para ir buscá-los de seu desvio, porque Pedro estava atrapalhando os planos do Mestre.
Não fazemos o mesmo muitas vezes?
***Já os membros da Laodicéia erraram tanto que colocaram o professor, o Espírito Santo, para fora da igreja, porque, em seus pensamentos carnais, se julgaram aprovados por Deus em razão da prosperidade material que possuíam. Erro laico, crasso, infantil, umbilical.
A vara desprezadora...
No versículo inicial, no livro de Ezequiel 21:13, Deus também pergunta "o que seria se não existisse a vara desprezadora?
Ele está literalmente dizendo que o Caminho é Estreito, apertado, e são poucos os que se acertam com Ele(Jesus), e, como nem todos que entram para uma escola participam da formatura, assim será na vinda de Jesus, pois muitos não serão achados em condições de serem considerados filhos de Deus, pois suas mentes permanecem escravizadas nesse mundo e nos pensamentos e comportamentos que Deus reprova.
Saindo mais forte depois de cada prova...
Ainda assim, se você errar, dobre seu joelhos, peça perdão a Jesus, examine bem seus erros, tire lições de tudo e conserte seus atos; arrependa-se, confesse-os em oração e você verá como isso agrada ao Senhor. Esse é o procedimento padrão, principalmente nos dias de celebração da comunhão com o Senhor Jesus.
O que faremos nós?
Vamos ficar seguindo nossos desejos e pensamentos até quando?
Melhor aproveitar cada aula da Palavra de Deus, pois o tempo se acaba, Jesus está voltando para buscar seu povo e precisamos estar aprovados para integrar o grupo da Noiva Prudente, porque as virgens loucas estão se afastando cada vez mais da Palavra de Deus.
Quem puder, diga de si mesmo a Deus: Amém .
Jesus abençoe a todos.
Pr. W. Cipriano
Prova com Consulta - Nota Posterior (04.11.24)
Irmãos, acordei recebendo do Senhor Jesus a cereja do bolo, que veio a mim como o último tópico da mensagem acima.
O tópico é "Prova com Consulta".
Quem não se lembra delas? Eu mesmo aprendi a apreciar muito essa modalidade de prova.
Muitos diziam que ela não servia pra nada, pois só ajudava os que faltavam às aulas, que não retiveram o aprendizado, não tinham foco ou eram desinteressadas naquela matéria.
Mas, ao contrário, falando por experiência própria, percebi, com o passar do tempo, que se aprende muito na prova com consulta, pois requer e envolve foco, pesquisa e meditação. E foi esse o entendimento que Jesus me deu nessa manhã.
Eu vinha passando por uma prova(enfermidade) e pude notar que era uma prova com consulta, pois, em todo o tempo dessa prova, percebo agora, Jesus me acompanhou - dia após dia - trazendo versículos que me ajudavam a ser vitorioso. Jesus nos prometeu enviar o seu Espírito Santo para que acompanhasse nossa caminhada até a consumação dos séculos.
O Espírito Santo nos acompanha todo o tempo, ajudando a compreender e pôr em prática ensinos relevantes para o nosso aprendizado.
Ensinos que, praticados, permitem vencer aquela prova.
Aprendi muito nesse período.
E um dos versículos que mais me ajudou em momentos de intensa dor e desconforto está em Romanos 12:12 ARC: "alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração."
Entendi, então, os 3 pontos que deveria praticar:
1. permanecer alegre, em esperança, porque tudo passa no tempo determinado e temos, em Jesus, a fé e a esperança da cura real e verdadeira, superior a todos os aparatos da ciência.
2. suportar "com paciência" as provas em tribulação
3. permanecer em oração e intimidade com o Senhor Jesus, até que a tempestade se torne uma grande bonança. Amém?
Do irmão em Cristo,
Pr. W. Cipriano
Nenhum comentário:
Postar um comentário