segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cultura zumbi: os mortos entre os vivos

Cultura zumbi: os mortos entre os vivos

Halloween  cresce nos EUA e Brasil
Entre os americanos o feriado de  Halloween está ficando cada vez mais popular. Sete em cada 10 esperam poder comemorar de alguma forma este 31 de outubro, ante cerca de seis em cada 10 no ano passado, de acordo com um relatório da Federação Nacional de Varejo. Este é o maior índices dos últimos nove anos da pesquisa da NRF. Em 2011, os americanos também estão planejando gastar mais do que outros anos, uma média de 72 dólares cada. Total de gastos por parte dos consumidores são esperados para chegar 6,86 bilhões dólares este ano, somente com essa festa.

No Brasil a data conhecida como "Dia das Bruxas", também está sendo cada vez mais lembrada, fomentada principalmente pelas grandes redes de comércio varejista, que trabalham de ôlho no lucro que tais eventos proporcionam. Já é possível encontrar um grande e variado leque de acessórios nas grandes lojas brasileiras, o que revela que esse tipo de cultura secular e pagã está ganhando adeptos.

Halloween é o caldeirão das trevas fazendo apologia aos demônios
Por que aumenta a popularidade desse antigo ritual da época das colheitas? Alguns dos fatores  que o tornam atrativo são coisas aparentemente inofensivas e atraentes,  ​​como as tradicionais abóboras de 12 quilos colhidas nas fazendas, nessa época do ano. Outros, porém, são assustadores. A festa reuniu num imenso caldeirão todas as variantes da cultura das trevas, tornando a data uma aparente e divertida brincadeira com as crendices, lendas e folclore envolvendo bruxas, vampiros, espíritos, mortos-vivos, fantasmas, monstros, esoterismo, ocultismo, magias, feitiçarias, poderes ocultos e superstições. Halloween é o imenso caldeirão das trevas arrebanhando servos para satanás e seus demônios.


Desmascarando o halloween
Desmascarar Halloween é necessário e importante, porque fará com que você encontre nessa festa algumas características desconcertantes. As pessoas estão valorizando o Halloween da mesma forma que o Dia dos Namorados, pensando que a festa é uma simples brincadeira secular, ou seja, não é cristã, nem judaica ou muçulmana, e, por isso, não é religiosa. Sendo assim, pensam, é apenas uma diversão. Será mesmo, ou terá algo mais sinistro trabalhando oculto no evento?

História do Halloween
Devemos, primeiro, saber que o Halloween não é  uma festa meramente secular, uma brincadeira inofensiva como muitos pensam. É, acima de tudo, uma festa pagã, mística e ocultista, que visa conferir às trevas uma aura sedutora de encantamento nas crianças, jovens e adultos.
A festa é composta de um conjunto de cerimônias em que as pessoas aprendem a proferir frases mágicas, determinar maldições, flertar com a noite, com os espíritos  e evocar os mortos.  A necromancia também é uma parte regular dos jogos Halloween. As máscaras zumbis compõe o cenário e estão em alta. Segundo alguns teólogos, o Halloween  teve sua origem no Samhain, um feriado celta antigo em que os mortos, em alguns relatos, voltam para visitar os vivos. O próprio Jung foi fortemente envolvido na necromancia e escreveu  Os Sete Sermões aos Mortos para acalmar os fantasmas que o perturbavam (http://www.gnosis.org/library/7Sermons.htm ). O termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua portuguesa.

Harry Potter e Jogos de "caça aos zumbis"
Crianças e adultos estão absorvendo rapidamente cada detalhe dessa cultura zumbi e aprendem as minuciosas artes de bruxaria como uma simples diversão. Estão buscando algo em que acreditar além do  Evangelho e preferem o paranormal como se fosse um terreno neutro, inofensivo. É desconcertante ver  filhos de evangélicos se apegando a essa cultura das trevas. A cultura do oculto, com suas práticas de bruxaria e ocultismo, ganharam impulso e reforço através dos filmes de Harry Potter e pelos jogos de playstation que encenam um mundo dominado pelos zumbis, apoiadas principalmente pelo amor do lucro da indústria cinematográfica, desenvolvedores de jogos, editoras, comércio, etc.   E, como acontece nos EUA, nossas crianças estão aprendendo coisas inúteis como as regras para sobreviver ao apocalipse zumbi, e, cada dia mais, consideram horrível aprender o Evangelho e as regras da fé bíblica, se é que as conhecem ou que ouviram falar delas.

A Bíblia Sagrada alerta sobre a "morte espiritual" à espreita no campo das trevas
Desde os primórdios dos tempos Deus tem alertado a humanidade sobre os perigos do "campo das trevas", onde os seus adeptos e praticantes são conduzidos à adoração a satanás e seus demônios. Por isso, nossas sociedades, recheadas dessas práticas esotéricas e pagãs, estão cheias de loucura, de violência e alienação. São as consequências de se conviver no campo das trevas. Satanás não veio para trazer diversão inofensiva à humanidade, mas veio para matar e destruir, usando como principal arma a rebeldia do homem em aceitar a Palavra de Deus. Aceitando qualquer outro ensinamento contrário à Palavra de Deus, automaticamente  estamremos fora da presença de Deus e caminhando lentamente em direção ao inferno e à condenação eterna no lago de fogo. Tudo por teimosia em não ouvir os alertas sobre a cultura das trevas. Ainda que pareça um dia de brincadeiras singelas, há todo um propósito satânico atraindo milhões de almas a uma adoração pagã e culto aos mortos, à feitiçaria e ao oculto, menos ao Criador e Salvador, Jesus Cristo. Por isso, todos quantos mergulham nessas águas perecem na rebeldia como Eva pereceu. Mesmo alertada pelo próprio Deus, Eva seguiu descrendo de sua Palavra e crendo nas sutis sugestões do diabo através da serpente(saiba mais aqui). Mesmo estando vivos, milhões encontram-se espiritualmente mortos diante de Deus: "Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração"Efésios 4:18

A sociedade e a cultura zumbi
A sociedade moderna é, assim, um imenso mar de "zumbis", ou seja, de pessoas espiritualmente mortas diante de Deus, mas que continuam comendo, bebendo, casando, dando-se em casamento, mas reprovados por Deus e reservados para o dia do juízo, quando receberão a justa retribuição por terem dedicado suas vidas não somente às coisas vãs, mas principalmente, por terem vivido no campo espiritual dominado por satanás e seus demônios.

O homem moderno e rebelde se equipara a Eva seduzida pelo diabo
Quando Eva aceitou a afirmativa da serpente, que "falava" pelo espírito de satanás, pecou, aceitando a diabólica afirmativa de que Deus estaria enganando e mentindo para o casal primitivo.  Ao aceitar a "sugestão" do diabo na boca da serpente, Eva considerou Deus um mentiroso e enganador. Quantos milhões de pessoas também estão julgando Deus "mentiroso" ao não crerem nas palavras da Bíblia Sagrada. O diabo está  "desacreditando" Deus diante da humanidade, seduzindo multidões a ingressarem no campo da escuridão espiritual. E, como Eva caiu em rebeldia e desobediência ao mandamento, perdendo seu direito ao maravilhoso paraíso terreno em que vivia, milhões perderão o direito de entrarem no Paraíso celestial. Por isso é que precisamos da Salvação de Jesus Cristo. Somente Ele nos ensina a crer na Palavra de Deus acima de todas as coisas, para não cair nas astutas ciladas e artimanhas do diabo.

Enfim, vimos que o Halloween é, em nossos dias, uma festa de apologia ao campo das trevas, onde satanás governa multidões que se deixam levar por suas lendas macabras, que tem um grandioso poder de produzir morte espiritual em seus seguidores. Graças a Deus que nos enviou Jesus Cristo, o Pão da Vida que desceu do céu para dar vida a todos que nEle crêem.

Saia dentre os mortos e Cristo te esclarecerá
Parafraseando as palavras do apóstolo Paulo, nosso conselho a todos os que se envolvem nessas práticas é: Saia dentre os mortos e Cristo te esclarecerá!

Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. - Efésios 5:14

Que Deus abençoe a todos com entendimento, para que lendo creiam em Jesus Cristo e o recebam em seus corações como Salvador, para que escapem desse século mau, governado por satanás.

Pr. Wagner Cipriano


Leia também:

Simbologia, sincretismo, ocultismo e satanismo nas festas pagãs
Oração pelos Mortos?

Halloween: A Noite das Bruxas diante da Palavra de Deus


A Maldição do Halloween ou
A Noite das Bruxas
31 de outubro



Nota: Saiba mais sobre o "Halloween" no Wikipedia 

- Siga-nos no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você Visite: Mensagens Bíblicas do Livro de Apocalipse, Notíciário Gospel, Bíblias Eletrônicas Free, Estudos Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.