segunda-feira, 21 de junho de 2010

Coração evangélico partido: Decepção quando não mata, ensina a viver

Certo dia li uma frase de pára-choques: "Decepção quando não mata ensina a viver."  Hoje vejo um número crescente de ovelhas decepcionadas com seus pastores.  Espero que a comunidade evangélica brasileira  aprenda -com tudo isso- a viver e não pereça na fé por causa de meros homens destituídos da unção de Deus, que tratam o rebanho como fonte de lucro e satisfação de ambições pessoais inconfessáveis. O Evangelho no Brasil precisa se renovar com homens que realmente sejam nascidos de novo, que possam confessar "Já não sou eu quem vivo, mas Cristo vive em mim".  Só assim haverá alguma esperança para as combalidas Igrejas Evangélicas, assoladas que estão pelas ondas de falsas doutrinas, avareza e ganância. Não vejo Cristo vivendo -com toda sua simplicidade- dentro da maioria dos pastores brasileiros. Muitos corações evangélicos estão se partindo em decorrência de escândalos e decepções. Mas ai daquele por quem vem os escândalos, diz a Bíblia. Cristão sincero e trabalhador, hoje, só tem valor diante de Deus. Somente diante dEle o homem não é valorizado em função dos bens ou posição social que possui. Mas diante dos pastores do século 21 ovelha só tem valor se mostrar glórias terrenas e uma gorda conta bancária. Tudo consequência da falsa doutrina disseminada pelos Teólogos da Prosperidade, que exaltaram o materialismo e a doutrina (falsa) de que as riquezas simbolizam a aprovação do crente diante de Deus.  Todavia, tais pastores estão chamando sobre si a Justiça de Deus:
Porque, eis que levantarei um pastor na terra, que não visitará as que estão perecendo, não buscará a desgarrada, e não sarará a doente, nem apascentará a sã; mas comerá a carne da gorda, e lhe despedaçará as unhas. - Zacarias 11:16

Comeis a gordura, e vos vestis da lã; degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. - Ezequiel 34:3

O Verdadeiro Pastor busca as ovelhas e as trata, não por interesse, mas por amor:
A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; apascentá-las-ei com juízo. - Ezequiel 34:16
Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus. - João 5:42
 
Da mesma forma com que Deus julgou os pastores (sacerdotes) de Israel, julgará também os pastores evangélicos brasileiros (inclusive eu)
Portanto:

...dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam.
As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse.
Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:
Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas;
Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:
Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.
Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.
Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão.
Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor DEUS.
A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo.
E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes.
Acaso não vos basta pastar os bons pastos, senão que pisais o resto de vossos pastos aos vossos pés? E não vos basta beber as águas claras, senão que sujais o resto com os vossos pés?
E quanto as minhas ovelhas elas pastarão o que haveis pisado com os vossos pés, e beberão o que haveis sujado com os vossos pés.
Por isso o Senhor DEUS assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra.
Porquanto com o lado e com o ombro dais empurrões, e com os vossos chifres escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora.
Portanto livrarei as minhas ovelhas, para que não sirvam mais de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas.
Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o vosso Deus, diz o Senhor DEUS. - Ezequiel 34:2-12, 15-22 e 31
Quem tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito diz às Igrejas.
 Editor: W. Cipriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.