terça-feira, 26 de agosto de 2008

PROCURANDO DEUS

Cultura Evangélica

 

Procurando Deus


NOSSO COMPROMISSO É COM JESUS CRISTO E SUA NOIVA


A Ilusão da terra santa

Anualmente milhões de peregrinos religiosos dirigem-se a Jerusalém, considerada capital mundial da fé cristã.

Muitos dos que para lá se dirigem são movidos por um desejo interior de se encontrarem com “Deus”. Um desejo e um sentimento quase incômodo, que os impulsiona a buscar ali algo mais, que parece ainda lhes faltar. Afinal, lá é o berço da humanidade, onde Deus iniciou, delineou e concluiu toda sua obra: Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer[i], disse Jesus.  Por isso, nas mentes humanas ela ocupa um lugar especial, considerada e respeitada como a Morada do Altíssimo e Terra Prometida.  É a ilusão da terra santa sugestionando que somente ali podemos encontrar com Deus, mesmo que seja só geograficamente.  Mas existirá uma fé geográfica?

 

A mudança

O que muitos não sabem ou não compreendem é que Jesus Cristo fez exatamente o caminho contrário.  Recebendo dos governantes, políticos e religiosos de Israel a mensagem da decisão final que tomaram: Não queremos que este reine sobre nós [ii], deixou Jerusalém e dirigiu-se com o Evangelho às nações, para promover entre nós –gentios- a mesma obra que lá não conseguiu fazer.

 

O Reino de Deus

Rejeitado por Israel, morto e crucificado, ressuscitando ao terceiro dia manifestou-se aos discípulos, ordenando-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado[iii].

Hoje encontramos Jesus Cristo em muitas nações, pregando nas praças, nas rádios, nas TVs. Ele está em panfletos, em testemunhos de viva voz. Ainda é perseguido, discriminado e desprezado, mas tem salvado milhões no mundo inteiro. Sua especialidade é essa: buscar o perdido e transformá-lo à sua imagem e semelhança. E, com maestria inconfundível, tem resgatado almas de todas as raças, para integrarem seu glorioso reino, o qual tem está entre nós, mas nem todos o vêem. Cumpriu-se a profecia: O meu reino não vem com aparência exterior, mas está entre vós [iv].  Ainda que invisível à humanidade “religiosa, esotérica e supersticiosa” é uma nação linda e maravilhosa, formada por todos aqueles cujos nomes estão no Livro da Vida do Cordeiro.

 

Livro dos Eleitos e Escolhidos

Moisés, que sabia da existência do Livro onde estão escritos os nomes dos filhos de Deus, propôs a Deus que riscasse dele o seu nome em troca da salvação de Israel. Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito [v].  Quis ser Jesus Cristo. Mas isso não cabia a ele. Embora servo fiel aos olhos de Deus, Moisés não era o Salvador. Esse cargo destinava-se a Jesus Cristo. Além do mais, não podemos barganhar nossa salvação: Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro. [vi]

 

Casa de Deus

E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;

Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa;

 a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim [vii].

 

Vemos, assim, que nós, os que cremos, alcançamos a bênção da salvação e o encontro com Deus porque O ouvimos, dando atenção e crédito à Voz da sua Palavra. Somos os que Cristo resgatou na Cruz do Calvário, com preço do seu precioso sangue. Já podemos entender que somos a Casa de Deus e as Moradas do Altíssimo e parte integrante de Sua Igreja. Glórias a Deus, por isso.

Mas será que alguém pode alcançar todos esses benefícios indo a Jerusalém? Lá Jesus nos espera? Lá seremos abençoados? Lá seremos salvos? Lá encontramos verdadeiramente com Deus?

Portanto, como diz o Espírito Santo:

Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações,

Como na provocação, no dia da tentação no deserto. [viii]

Endurecer o coração aponta para a teimosia do ser humano que quer Deus fazendo tudo da maneira que ele julga ser a verdadeira. Ao contrário, o ser humano é que deve se sujeitar à vontade divina, fazendo tudo segundo o plano por Ele estabelecido. E, para isso, precisamos entender seus planos divinos.

 

Procurando Deus ou procurando entender a Deus?

O profeta Elias, certa vez, procurou Deus em toda a natureza ao seu redor: no vento, no terremoto e no fogo, mas encontrou-o numa voz suave, mansa e delicada que sussurrava ao seu coração dizendo: que fazes aqui, Elias? [ix]. Deus é o único capaz de falar desta maneira e nos convencer que precisamos mudar, deixá-lo entrar em nossas vidas: Eis que estou à porta e bato...[x]

E com essa voz suave, Deus convence a cada um dos inscritos em seu Livro. Ele mesmo os encontrará e fará neles a sua obra transformadora. Onde quer que estejam, ele os encontrará e os libertará. Precisamos não só encontrar Deus, mas também entender a Deus: como ele age, onde ele está hoje, o que espera de nós?

 

O Exemplo que vem de Abraão

Quando lemos a história de Abraão recebendo de Deus a “terra santa” ou “terra prometida”, percebemos que ele não encontrou Deus nela. Ao contrário, Abraão é que foi achado por Deus, que o chamou a deixar sua parentela e seu povo, pois dele faria uma grande nação e todas as famílias da terra seriam abençoadas nele.  Assim, Abraão seguiu em frente e ao chegar à terra santa, não lhe atribuiu nenhum juízo de valor especial. Veja:

Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.

Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. [xi]

Vemos, pois:

Que Abrão já havia sido encontrado por Deus quando ainda nem conhecida a terra prometida;

Que ele não precisou estar na terra prometida para encontrar-se com Deus;

Que Deus chamou Abraão através de Sua Palavra, e Abraão ouviu a Voz de Deus;

Que Abraão esperava uma pátria celestial, sendo a terra prometida apenas um local passageiro, uma morada temporária;

Que nossa pátria é nos céus;

Que encontramos com Deus quando ouvimos sua Palavra e obedecemos à sua Voz.

Esse é o exemplo que vem de Abraão, pai de todos os crentes: Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. [xii]

Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades.  [xiii]

Agora é a nossa vez de ouvirmos o chamado de Deus e recebermos ao Senhor Jesus Cristo, que apartará a cada um de suas maldades e nos guiará à pátria celestial. Isso é encontrar-se verdadeiramente com Deus.

Escolhendo um deus

Muitos ainda examinam religiões, procurando entre os milhares existentes, uma que seja a verdadeira. Não compreendem as Palavras do Mestre que diz: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós. [xiv]

Os salvos escolheram a Jesus Cristo como seu Salvador porque, antes de tudo, já haviam sido escolhidos por Deus, antes mesmo da fundação do mundo. Mundo que, aliás, foi feito para esse fim: para separar e formar um povo zeloso de boas obras, que herdará o Reino de Deus, e assentar-se-á juntamente com Ele em seu trono. Um povo chamado carinhosamente a esposa do Cordeiro ou Noiva de Cristo [xv], sua Amada Igreja. Compreendemos, então, que não escolhemos a Jesus Cristo, mas, antes, somos seus escolhidos.

 

O Deus Salvador e o deus deste século

A Bíblia refere-se a dois “deuses”: um escrito em letra maiúscula é o Único e Verdadeiro Deus Salvador. Quando ela se refere àquele “deus” retratado em imagens, um deus-mito, fruto das crendices populares e moldado pela religiosidade de mentes em trevas, descreve-o em letras minúsculas, chamando-o de “deus deste século”, o deus da geração perversa.

 

O Deus Verdadeiro

O Verdadeiro Deus trabalha para “convencer” o mundo do Juízo, da Justiça e do Pecado. O outro “deus” segue seduzindo a humanidade, valendo-se recursos terrenos à sua disposição. O Verdadeiro fala aos corações para que reconheçam que Ele é o Único e Verdadeiro Deus: Jesus Cristo, -1º Jo 5:20. Jesus é o Verbo –a Palavra- de Deus. Ouça essa Voz. Ela é a voz do Espírito Santo, que imprime vida às letras das Escrituras Sagradas. O Espírito Santo é quem vivifica a Palavra de Deus aos nossos corações, colocando nEla o poder de tocar e convencer seus escolhidos e trazê-los, um a um, a Jesus Cristo. Onde quer que estejam, Ele o fará.

 

O “deus deste século”

Ele é descrito no Livro de Apocalipse [xvi] como “o diabo, o sedutor deles   Vimos que o Verdadeiro Deus trabalha falando ao coração dos homens para convencê-los de que Ele (Jesus) é o caminho, e a verdade e a vida e que ninguém vem ao Pai senão por mim [xvii]  Enquanto isso, o “deus deste século” trabalha com suas ferramentas de sedução, enganando a humanidade com produtos perecíveis:  os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas [xviii] E assim, enquanto o verdadeiro Deus oferece salvação e vida eterna,  o outro deus seduz (comprando, enganando, subornando) pessoas com riquezas, glórias e prazeres passageiros.

 

Pensamentos errados

A mulher samaritana, encontrando-se com Jesus junto ao poço de Jacó, percebeu sua sabedoria e procurou dele a resposta para uma dúvida e uma disputa que entre as capitais do reino dividido de Israel:

Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar, - Jo 4:20

Jesus iria convencê-la de uma maneira especial, que servisse para todos nós compreendermos o assunto sem sombra de dúvidas. Por isso lhe respondeu:

Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.

Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.  Joh 4:21-24

Pronto, a samaritana estava plenamente convencida de que o Verdadeiro Deus não pode ser encontrado geograficamente. Não basta subir neste ou naquele monte, ir a esta ou aquela cidade, neste ou naquele templo, ou filiar-se ao que parece uma boa religião, ou ser batizado no Jordão, ou entrar no templo em Jerusalém (mesmo porque dele resta apenas o muro das Lamentações). Só teremos um encontro real com Deus quando realmente dermos ouvidos, crédito e atenção à Voz de Sua Palavra: Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta (do seu coração) entrarei em sua casa (sua vida) e cearei com ele e ele Comigo [xix].  Só assim Ele poderá entrar em nossos corações, de sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus [xx]. Isso sim é encontrar-se com Deus.

Se a Palavra de Deus entrar em nós é porque fomos achados por Ele:

Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas, quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma  [xxi]

 

Escolhidos, encontrados e convencidos por Deus

Enquanto religiões descrevem fórmulas para se buscar e encontrar Deus, a Escritura Sagrada [xxii] nos fala sobre o único e Verdadeiro Deus, que desceu do trono para buscar seus filhos dispersos em toda a terra. É Deus procurando os seus, que dantemão escolhera.  E a eles está reservado outro mistério: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem [xxiii].E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. [xxiv]

E assim caminha a  maior parte humanidade: buscando se encontrar  geograficamente com Deus, enganando-se a si próprios  e sendo enganados pelo sedutor deles, o “deus” deste século, ignorando que Deus está em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pós em nós a palavra da reconciliação. [xxv]

 

O que fazer?

A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.

Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. [xxvi]

 

Quer se encontrar com Deus?

Leia a Bíblia ou ouça a Palavra de Deus nas igrejas evangélicas que a ensinam em verdade e justiça.

Bem-aventurado aquele que , e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. [xxvii]

 

Leia, ouça e guarde a Palavra de Deus no seu coração e descubra, como o Rei Davi,  a formosa herança que Jesus nos dá. [xxviii]

Em breve Jesus Cristo voltará para Jerusalém como prometeu, para completar a obra inacabada em Israel e, aí, como ficarão aqueles que rejeitaram Sua Voz e não creram em Sua Palavra?

 

clip_image001

 


Que Deus abençoe a todos.

 

Pr. Wagner Cipriano

UNE Br

 


DÚVIDAS?  Você está recebendo informações úteis ao entendimento do momento em que vivemos e que claramente antecede o Arrebatamento da Igreja  e a manifestação do Anticristo.e seu governo mundial. Vamos despertar!!!

-Caso você necessite de alguma explicação ou tenha interesse em algum tema específico, estamos à sua disposição.

FALE CONOSCO: culturaevangelica@gmail.com 

COLABORE: Você pode colaborar propagando essas mensagens. Divulgue-as, pregue-as, imprima-as e distribua-as entre os membros da sua igreja, amigos e familiares. A hora é agora.


NOTA DO EDITOR: O Arrebatamento está às portas! Você está preparado? Sua lâmpada está acesa? Você está enxergando o cumprimento das profecias bíblicas em meio à escuridão em que a humanidade se encontra? Não fique para trás!

Se você já recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, mas vive uma vida espiritual morna, precisa pedir perdão e renovar seus compromissos. Ele o perdoará imediatamente e encherá seu coração com a alegria do Espírito Santo de Deus. Em seguida, você precisa iniciar uma vida diária de comunhão, com oração e estudo da Bíblia.

Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus, como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza que o Reino do Anticristo não o tocará espiritualmente.

Que este ministério seja uma bênção em sua vida.

“Aconselho-te que unjas os olhos com colírio, para que vejas”.

Que Deus o abençoe.

 

Webmasters:
A utilização ou citação de nossos artigos, no todo ou em parte, é livre, condicionada apenas à inclusão de um link para nosso site, em respeito aos direitos autorais.
Envie seus comentários e sugestões para
culturaevangelica@gmail.com
 
Revista Eletrônica produzida por:
Cultura Evangélica - Publicações

Edição, monitoramento e publicação em mídias
Revistas
& Sites
http://culturaevangelica.blogspot.com/

http://evangelicalculture.blogspot.com/
http://e-bibliasevangelicas.blogspot.com/

http://noticiario-evangelico.blogspot.com/

UNE Brhttp://culturaevangelica.ning.com/    
Contato: culturaevangelica@gmail.com

 

 

 

 



[i] Jo 17:4

[ii] Lc 19:14

[iii] Mar 16:15-16

[iv] Lc 17:20-21

[v] Ex 32:32

[vi] Ex 32:33

[vii] Hb 5:6

[viii] Hb 3:7-8

[ix] 1º Rs 19:12-13

[x] Ap 3:20

[xi] Heb 11:9-10

[xii] Gal 3:8

[xiii] Act 3:26

[xiv] Jo 15:16

[xv] Ap. 19:7

[xvi] Ap 20:10

[xvii] Jo 14:6

[xviii] Mt 13:22

[xix] Ap 3:20.

[xx] Rom 10:17

[xxi] Pv 2:9-10

[xxii] A Bíblia

[xxiii] Jo 10:27

[xxiv] Jo 16:8

[xxv] 2º Co 5:19

[xxvi] Rm 10:8-13

[xxvii] Ap 1:3

[xxviii] Salmo 16:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.