terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

MISTÉRIOS REVELADOS

Autor: http://culturaevangelica.blogspot.com/culturaevangelica@gmail.com

Desde os primórdios dos tempos a humanidade busca a Deus por seus próprios meios. No entanto, toda a tentativa como essa sempre conduzirá ao fracasso.
Esse é um dos muitos mistérios bíblicos, particularmente tratado em Gênesis 11, quando se deu início à construção da histórica Babel, primeira cidade mencionada depois do dilúvio, edificada na planície de Sinear, Gn.11:2-9.
Tencionavam construir uma torre altíssima, e estabelecer nela o centro do império do mundo Gn.11:4.
O castigo divino foi a confusão de línguas e o fracasso da obra, Gn.11:7-8.
Posteriormente a capital de Babilônia ocupou o mesmo local da torre de Babel, (Gn.10:10) e veio a ser o centro do império mundial de Nabucodonozor, também destruído. Babel, representa toda tentativa humana de construir, por seus próprios meios, uma obra que atinja ou “toque os céus”.
Vemos que a obra deles foi reprovada, pois não seguia o plano divino. É inútil o esforço humano na construção de templos, união de religiões e domínio mundial se Deus não puder reinar nos corações humanos e os edificar como templo de adoração em “espírito e em verdade”. Ele não habita em templos feitos por mãos humanas (prédios e edifícios de tijolos ou concreto). Seu templo é a mente humana, considerada por Ele o nosso verdadeiro “coração”.
Mistérios ocultos
A palavra mistério é definida no dicionário Aurélio como “tudo que é incompreensível; segredo; enigma”.
A Bíblia contém muitos mistérios, entre eles o plano para salvação da raça humana, fruto da sabedoria divina. Esteve por tempos envolto em mistério e oculto à mente humana.
Paulo, o apóstolo, fala da sabedoria de Deus, oculta em mistério desde tempos eternos (Rm 16:25): ela seria revelada como me foi este mistério manifestado pela revelação (Ef 3:3) e seria para glória da Igreja (1Co 2:7).
Revelação dos mistérios ocultos
A revelação desses mistérios à sua Igreja (seguidores de Jesus Cristo) já fazia parte do plano divino "para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo." (Salmo 78,2)
Jesus Cristo apresentou-se ao mundo falando através de parábolas e interpretando os enigmas da antiguidade em cumprimento à profecia do Salmo 78:2. Antes de Jesus o mundo não conseguiu decifrar os enigmas e mistérios bíblicos ou enxergar de forma clara os objetivos de Deus.
A obra de Jesus é de tão grande importância para nós que, no cap. 5 do livro de Apocalipse, o apóstolo João chora diante do livro da salvação “selado com sete selos” que “ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir”:

E VI na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.
E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.
E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;”

Se Jesus não viesse ao mundo anunciando a reconciliação da humanidade desviada com seu Criador, jamais seria aberto o “Livro da Salvação” visto pelo apóstolo. Jesus foi o primeiro e maior segredo de Deus, seu grande presente à humanidade que hoje podemos ver finalmente revelado e desvendado.
Mistérios para revelação futura
Deus estabeleceu seus planos e nos deu através das Escrituras Sagradas. Porém, muitos dos profetas de Deus tinham visões que nem sempre compreendiam o significado. Exemplo disso é o diálogo no livro de Daniel, cap. 12: “Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?" A resposta revela a Daniel que as visões estavam ocultas em mistério pois eram profecias destinadas a uma geração futura e não para os seus dias.
Alcançando a revelação dos mistérios divinos ocultos nas Escrituras Sagradas
Daniel nos dá exemplo, passo-a-passo de como alcançarmos o entendimento dos planos divinos.Vejamos a ocasião em que a vida do profeta dependia da interpretação de um sonho dado ao rei Nabucodonozor:
a. Orou pedindo a Deus revelação
Dn 2:18 Para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o restante dos sábios de Babilônia.
b. Glorificou a Deus quando recebeu a resposta
Dn 2:19 Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu.
c. Engrandeceu a Deus e se humilhou a si mesmo
Dn 2:30 E a mim me foi revelado esse mistério, não porque haja em mim mais sabedoria que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração.
d. Alcançou o propósito de um servo: toda a glória pertence ao Senhor.
Dn 2:47 Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.
Que classe de pessoas teria acesso à compreensão dos mistérios
No Livro de Daniel, capítulo 12, encontramos algumas pistas:
-Tudo que Deus faz tem seu tempo determinado:
E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim (Dn. 12,9).
-Os sábios entenderão:
Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão. (Dn. 12,10)
-As revelaste aos pequeninos
Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. (Mt 11: 25)
O homem só alcança esses mistérios se tornando uma criança diante de Deus. A criança sabe que só tem a aprender e absolutamente nada a ensinar. É isso que torna o homem “sábio” diante de Deus. Enquanto não assumimos essa verdade, não podemos compreender os planos de salvação consumados em Jesus Cristo.
A chamada de Abraão revela traços do plano divino para o mundo
Sua chamada foi um mistério desvendado ao Apostolo Paulo: “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: "Todas as nações serão benditas em ti”. (Gálatas 3:8) Isso demonstra que o Evangelho da Salvação era de abrangência mundial desde a chamada do primeiro crente Abraão, revelando um trabalho planejado e estabelecido antes da fundação do mundo. A própria fundação do mundo e sua posterior reforma, nos dias de Adão, consistia na primeira fase do plano divino.
Outro mistério revelado: a promessa de um “reino” especial, somente para os que seguirem seu “caminho”
Veja isso em Mt 25:34: “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”.
O Plano divino
Vemos claramente que Deus tem e segue um plano para salvação humana. Rejeitá-lo é suicídio. A mensagem das escrituras sagradas é que o homem condenará a si mesmo pelo caminho que escolheu trilhar: o da vida ou o da morte. A Bíblia aponta para Jesus Cristo como o único caminho para Deus, sendo ele mesmo o único Salvador e Intercessor entre Deus e os homens: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1Tm 2:5). Colocar outro intercessor ou intercessora entre Deus e os homens é trabalhar contra os planos divinos e se constituir inimigo do próprio Deus.

OS DOIS PRINCIPAIS MISTÉRIOS BÍBLICOS
Embora cercada de muitos mistérios, a Bíblia tem sido compreendida pelos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo através dos séculos. Todavia ela reserva dois grandes mistérios especiais: um já revelado e outro por se revelar em breve.

O PRIMEIRO GRANDE MISTÉRIO JÁ REVELADO AO MUNDO: JESUS CRISTO, O ÚNICO SALVADOR
O apóstolo Paulo explica: “ grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória”(1Tm 3:16 ).
Jesus Cristo estava assentado no trono de Deus sendo o próprio Deus, se fez carne e habitou entre nós (João1, 3 e 14). Esse é o grande plano divino e o mistério revelado à humanidade, para salvação de todo aquele que crê na Palavra de Deus. Somente Jesus Cristo tem o poder de salvar, pois ele é o próprio Deus, que planejou e executou tão maravilhosa obra.
Convém lembrar que Jesus Cristo descartou, na sua vinda, a possibilidade de que qualquer outro homem tivesse sido ou viesse a ser levantado por Deus para realizar a mesma obra: Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram” (João 10,8).
Grandes nomes fundadores de diversas tendências religiosas nada mais representam do que enganadores tentando se passar por algo que jamais foram: enviados de Deus. Todos eles além de não possuírem o poder de salvar –como Jesus Cristo- são ladrões que “não vem senão a roubar, a matar, e a destruir”. Ao contrário, disse Jesus: “ eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.
Todos quantos se fizeram passar aos olhos da humanidade por profetas enviados de Deus eram meros homens enquanto Jesus Cristo é o próprio Deus. Não vale a pena ser servo de homens e ser enganado, roubado e destruído. Seja servo daquele que “é, e que era, e que há de vir”, Jesus Cristo, o Todo-Poderoso (Ap. 1,8)
Paulo compreendeu todo o mistério da obra de “Jesus Cristo”
“Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo” (Ef 3:4).
O Apóstolo Paulo entendeu e pedia a Deus: “nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso” (Cl 4:3) e “me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho” (Ef 6:19), o “mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos” Cl 1:26. Paulo seguiu então na missão de “demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus” (Ef 3:9), “descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo” (Ef 1:9).
E resumia a obra de Deus: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação." (II Coríntios 5: 19). E ensinava:
Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. (Ef 5,32)
Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória. (Cl 1:27)
Quem crê nas Escrituras Sagradas está hoje de posse do maior tesouro de Deus: o conhecimento do plano divino para nossa salvação e a promessa da vida eterna no seu reino preparado antes da fundação do mundo.
No entanto, a humanidade segue seu curso, desprezando esse mistério já revelado.
Caminha assim por descobrir, em meio a grande agonia e dor, o segundo “grande mistério” bíblico, prestes a se manifestar. Vejamos:

O SEGUNDO MISTÉRIO PRESTES A SE REVELAR
Desde os tempos de Moisés trava-se uma luta entre a Luz e as trevas.
Nos dias de Moisés, o mistério da injustiça já operava no mundo, se opondo à obra de Deus. Enquanto Moisés era usado por Deus para fazer na terra sinais e prodígios Faraó “chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos.” (Êx 7:11)
Assim “o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu”.(Êx 7:22)
Desde os primórdios da civilização o poder das trevas trabalha para obscurecer e atrapalhar os objetivos do plano divino. Este é mais um dos mistérios revelados pelas escrituras: a luta entre a Luz e as trevas.
As trevas tentam, por todos os meios, arrebanhar um povo para si enquanto a Luz trabalha por salva-las desse poder, cumprindo-se a palavra de 2Ts 2:7 que diz “Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;
Esse poder “maligno” que já operava no mundo nos diz de Moisés continua ativo no mundo e moldou seu próprio plano para subjugar a humanidade.
Mas a Bíblia sempre se antecipou a todos os acontecimentos. E sobre esse fato nos alerta, revelando que as trevas também trabalham pela construção de um “reino”.
Que reino é esse ? Quem é seu rei ?
No Antigo Testamento, Israel era a nação onde se abrigava o povo de Deus. Era a única nação do mundo que, na época, possuía a revelação de qual era e é o “único e verdadeiro Deus”. Abraão nos seus dias foi amado por Deus pela sua fé: enquanto outros povos adoravam elementos da natureza ou divindades de escultura, Abraão difundia sua fé no “Criador de todas as coisas”. A Israel se opunha o reino de Babilônia, que havia subjugado militarmente quase todo o mundo da época, cuja capital ocupava o mesmo local da torre de Babel, Gn.10:10, atual região do Iraque. Obviamente, não era um reino aprovado por Deus. Antes, era completamente contrário a Ele, pelas suas crenças, pelos seus deuses de mentira, suas imoralidades, etc. Nabucodonosor, seu mais famoso rei, se intitulava “rei dos reis” porque dominou sobre cerca de cento e vinte e sete nações e se tornou o primeiro governante mundial.
Assim, o termo “babilônia” nada mais representa do que a união de muitos povos e nações, “subjugados” pelo poder das trevas, trabalhando para destruir o povo que segue ao único e verdadeiro Deus e cujo rei se opõe ao único e verdadeiro Rei dos Reis, Senhor dos Senhores: Jesus Cristo.
Quando o livro de Apocalipse foi escrito por João, Babilônia e seu rei já não mais existiam.
No entanto, o Livro de Apocalipse aponta para uma outra “Babilônia” surgindo no fim dos tempos. Vejamos:
Ap 17:5 E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.
Ap 17:7 E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres.
Com essas palavras, as escrituras nos informam que a “grande babilônia” dos fins dos tempos:
-Já está condenada por Deus, embora seja grande seu domínio:
Ap 17:1 E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;
-Ela contaminou todos os reis e reinos da terra:
Ap 17:2 Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.
-Ela é representada como prostituta e monta (conduz) uma besta escarlata:
Ap 17:3 E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.
-Ela possuiu grande riqueza e domínio mundial e influencia o mundo com imundícies espirituais:
Ap 17:4 E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;
O REINO DE BABILÔNIA E SEU REI: O SEGUNDO MISTÉRIO
Esse reino está oculto em mistério e é oposto ao reino de Deus:
Ap 17:5 E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.
-A mulher é um reino e estava embriagada do sangue dos discípulos de Jesus, que perseguiu e matou por séculos:
Ap 17:6 E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.
A besta é a reunião de todos os poderes mundiais políticos e religiosos cujas rédeas estão na mão da mulher prostituta
Ap 17:8 A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.
Esse quadro retrata a existência, no fim dos tempos, de um império mundial definido por Deus como a “grande Babilônia”, que era e já não é, mas que ressurgirá nos últimos dias com seu grande “rei de reis”, expressão que caracteriza que ele será um governante mundial, como foi Nabucodonozor.
Biblicamente, Babilônia e Nabucodonozor representam o “anticristo” e seu “reino mundial” vindouro. Finalmente, serão aniquilados pelo único e verdadeiro “Rei dos reis, e Senhor dos senhores” (Ap. 19,16): Jesus Cristo.
A Guerra Final entre os Dois Reinos
Apocalipse 19,19, fala sobre uma vindoura guerra em que o Rei dos Reis –Jesus - batalhará contra o reino da besta –governo mundial- e seu rei –anticristo-. Queiram ou não, quem abraçar o reino da besta será completamente destruído juntamente com ela:
E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.
20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
21 E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes”.
VITÓRIA FINAL DO CORDEIRO
Por não compreenderem esses “mistérios” muitos combatem contra os planos divinos e o Salvador Jesus Cristo, condenando a si próprios. Jesus Cristo jamais será derrotado e aqueles que o seguem, em espírito e em verdade, jamais serão confundidos. A vitória está garantida ao Cordeiro de Deus e seus discípulos, que compõem a única, indivisível e invisível (para muitos, não para Deus) igreja “Noiva de Cristo”, conforme a profecia de Ap 17,14: “combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fieis”.
Somente Jesus é o Rei dos Reis, capaz de erguer a sua Igreja como o Reino de Deus que “não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre" (Daniel 2 : 44)
Mais uma vez agradeço a Jesus Cristo, por me receber como seu humilde discípulo, revelando tão grandes mistérios. Amém. FIM.


(a.) Wagner Cipriano
http://culturaevangelica.blogspot.com/
culturaevangelica@gmail.com

DÚVIDAS? Você está recebendo informações úteis ao entendimento do momento em que vivemos e que claramente antecede o Arrebatamento da Igreja e a manifestação do Anticristo.e seu governo mundial. Vamos despertar!!!
-Caso você necessite de alguma explicação ou tenha interesse em algum tema específico, estamos à sua disposição.

FALE CONOSCO: culturaevangelica@gmail.com
COLABORE: Você pode colaborar propagando essas mensagens. Divulgue-as, pregue-as, imprima-as e distribua-as entre os membros da sua igreja, amigos e familiares. A hora é agora.
NOTA DO EDITOR: O Arrebatamento está às portas! Você está preparado? Sua lâmpada está acesa? Você está enxergando o cumprimento das profecias bíblicas em meio à escuridão em que a humanidade se encontra? Não fique para trás!
Se você já recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, mas vive uma vida espiritual morna, precisa pedir perdão e renovar seus compromissos. Ele o perdoará imediatamente e encherá seu coração com a alegria do Espírito Santo de Deus. Em seguida, você precisa iniciar uma vida diária de comunhão, com oração e estudo da Bíblia.
Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus, como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza que o Reino do Anticristo não o tocará espiritualmente.
Que este ministério seja uma bênção em sua vida.
“Aconselho-te que unjas os olhos com colírio, para que vejas”.
Que Deus o abençoe.

Webmasters:
A utilização ou citação de nossos artigos, no todo ou em parte, é livre, condicionada apenas à inclusão de um link para nosso site, em respeito aos direitos autorais.
Envie seus comentários e sugestões para
culturaevangelica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.