sábado, 26 de janeiro de 2008

VIDA & MORTE, BÊNÇÃO & MALDIÇÃO

Autor: http://culturaevangelica.blogspot.com/culturaevangelica@gmail.com

"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó, que lhes havia de dar
.”
(Dt. 30, 19 e 20)

Encontra-se incrustada nas Escrituras Sagradas em Deuteronômio 30, essa que é uma das últimas mensagens dadas por Deus a Israel através do ministério de Moisés.
Ela é dirigida a um povo remido da escravidão do Egito, provado no deserto, mas que facilmente se desviava dos caminhos de Deus.
Era para Deus um povo que "erra de coração" e "não tem entendimento dos meus caminhos".
Recebendo a Lei dos 10 Mandamentos conheciam seus deveres e obrigações.
Haviam acabado de receber a Lei da Bênção (Dt.28, 1 a 14) e a Lei da Maldição ( Dt. 28, 15 a 68).
Pela Lei da Bênção sabiam que assim seriam tratados enquanto obedientes: serás uma bênção.
Pela Lei da Maldição, ficaria bem fácil concluir quando houvessem pecado: as bênçãos descritas, sinal da aprovação de Deus, seriam retiradas e em seu lugar viriam as maldições.
A substituição de bênçãos por maldições era sinal claro e incontestável de transgressão aos mandamentos do Senhor.
As maldições poderiam se agravar até atingir o ápice máximo, descrito em Dt. 28 45: “E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não ouviste à voz do SENHOR teu Deus, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te tem ordenado”.
Manual do Retorno à Comunhão
Contudo, Deus não estava colocando diante deles nenhum juízo condenatório ou a perda definitiva das promessas.
Antes, estava anunciando que o desvio teria retorno, se usado dentro do prazo legal.
Prazo legal para pedirmos perdão a Deus, no caso, é enquanto ainda temos vida e consciência para reconhecermos nosso desvio.
Este é, portanto, o "Manual do Retorno à Comunhão com Deus".
E Deuteronômio 30 trata exatamente desse recurso: retornar à comunhão, pelo modo que Deus de antemão preparou para que Israel utilizasse quando caísse em transgressão.
Correção para os filhos de Deus
A síntese da mensagem é que o pecado de Israel certamente seria punido "... Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho." (Hb. 12:6)
A correção de Deus não é para o mundo, mas para seus filhos. (Para Deus a expressão “filho” representa somente aqueles que aceitaram Jesus como seu Salvador - Leia João 1:12)
O objetivo da punição é simples e bem explicado pelo Apóstolo Paulo, em Hb 12, 7 e 8: " Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.".
O Sentido da punição
A punição é claramente tratada como sinal de desvio da disciplina, não de condenação.
A mais grave das punições fala sobre o desterro, ou expulsão da terra prometida, pois pelo pecado não poderiam mais viver na terra "abençoada que manava leite e mel". Seriam levados cativos para outras nações.
Desta maneira, ficaria claro para Israel reconhecer se estava agradando ou não a Deus.
O Segredo do Manual: confissão
E, quando desviassem, essa mensagem lhes seria útil para reconquistarem a comunhão perdida, mediante a confissão. Feito isso, Deus transformaria o coração deles e derramaria neles do seu Espírito de amor para que, uma vez convertidos, amassem a Deus de todo o seu coração e de todo seu entendimento.
Manual passo-a-passo
A mensagem segue mostrando que a conversão atrairia novamente a atenção de Deus sobre eles e que Ele passaria a trabalhar a favor deles.
Vejamos isso, passo a passo, em Dt. 30:
Desterro, ou, ser expulso das bênçãos.
1 E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus,
Conversão e confissão
2 E te converteres ao SENHOR teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,
Deus providenciaria o retorno à bênção:
3 Então o SENHOR teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR teu Deus.
Mesmo quando isso lhes parecesse muito difícil ou até mesmo impossível:
4 Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o SENHOR teu Deus, e te tomará dali;
5 E o SENHOR teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.
E tudo isso com o objetivo de operar uma transformação no coração do homem:
6 E o SENHOR teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.
Porém, isso somente aconteceria:
10 Quando deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma. (Dt. 30)
Entrega total
A transgressão é para Deus a oportunidade de converter aqueles que ainda não se entregaram de todo o seu coração. A falta de uma entrega total é que nos guia para a desobediência.
Bem disse o Senhor Jesus a respeito: “... quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim”. (Mt. 10:38) e “... Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.” (Lc. 14,33)
Seguir a Cristo implica em renúncias: ao mundo, às filosofias, à vã maneira de viver e, finalmente, à própria vontade, quando em desacordo com a Palavra de Deus. Estamos trocando coisas velhas por novas, coisas ruins por boas.
O amor ao pecado nos aponta um caminho ruim, e, nesse caminho, as bênçãos não podem nos alcançar. Enquanto não renunciarmos inteiramente ao pecado e abraçarmos a Jesus de inteiro coração, sempre correremos o risco de sair novamente da bênção e entrar pelo caminho da maldição. Estaremos sempre divididos entre dois caminhos.
Mas, para aquele que é rico em misericórdias, esse é momento único: oferecer ao desviado a oportunidade de circuncidar o coração, confessar o pecado e retornar para Sua Divina Presença.
É momento de reflexão e oportunidade única de recuperar o que se havia perdido.
E também momento de gozo para o Senhor Jesus: “... alegrai-vos comigo, que já achei a minha ovelha perdida", pois haverá “... alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” (Lc. 15,7). Aqueles que estão na Igreja de Jesus e tem a qualidade de justos devem sempre entender que aqueles que se desviam ainda são muito preciosos...
A mensagem termina com uma maravilhosa, porém, taxativa advertência
Dt. 30 termina com um aviso claro de que Deus já fez tudo para a salvação do seu povo e cabe a cada um de nós escolher o rumo de nossas vidas:
“19 Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
20 Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.” . (Dt. 30)
Conclusão
Essa mensagem é de entendimento e alerta: se você não está nessa bênção entre; se está na bênção, não saia... Se sair pare, pense, se converta e retorne ao Senhor que é grandessíssimo em perdoar.
Nas palavras de João: “MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”. (1º Jo 2,1)
Siga o conselho de Deus: Aconselho-te que escolhas a vida para que vivas! E serás uma bênção!
FIM.

(a.) Wagner Cipriano
http://culturaevangelica.blogspot.com/
culturaevangelica@gmail.com

DÚVIDAS? Você está recebendo informações úteis ao entendimento do momento em que vivemos e que claramente antecede o Arrebatamento da Igreja e a manifestação do Anticristo.e seu governo mundial. Vamos despertar!!!
-Caso você necessite de alguma explicação ou tenha interesse em algum tema específico, estamos à sua disposição.
FALE CONOSCO:
culturaevangelica@gmail.com
-Você pode colaborar propagando essas mensagens: divulgue-as, pregue-as, imprima-as e distribua-as entre os membros da sua igreja, amigos e familiares. A hora é agora.
NOTA DO EDITOR: O Arrebatamento está às portas! Você está preparado? Sua lâmpada está acesa? Você está enxergando o cumprimento das profecias bíblicas em meio à escuridão em que a humanidade se encontra? Não fique para trás!
Se você já recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, mas vive uma vida espiritual morna, precisa pedir perdão e renovar seus compromissos. Ele o perdoará imediatamente e encherá seu coração com a alegria do Espírito Santo de Deus. Em seguida, você precisa iniciar uma vida diária de comunhão, com oração e estudo da Bíblia.
Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus, como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza que o Reino do Anticristo não o tocará espiritualmente.
Que este ministério seja uma bênção em sua vida.
“Aconselho-te que unjas os olhos com colírio, para que vejas”.
Que Deus o abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.