quarta-feira, 16 de outubro de 2024

A Biblia Sagrada no Conflito contra Israel no Oriente Médio

 

A Biblia Sagrada no Conflito 
contra Israel no Oriente Médio




Saiba também:
1. A Verdade bíblica oculta no conflito contra Israel

2. Entenda a Profecia de Joel 3, onde Deus ordena às nações que desçam ao Vale de Josafá e ali enfrentem o julgamento divino por causa de Israel

3. Veja Deus elencar todos os motivos para o conflito e sua sentença a moldar o futuro para os inimigos de Israel e a benção que virá à nação israelita

4. Descubra a importância de entender os acontecimentos no Oriente Médio, qual a posição que devemos escolher, qual a decisão ou as decisões que  teremos que tomar, ainda que pareça não termos nenhuma responsabilidade sobre tais eventos  mundiais...

5. Quais serão as consequências desses acontecimentos no presente e no futuro, qual o peso de Israel sobre o destino das nações e qual será o impacto de tudo isso em nosso cotidiano, em  nossas vidas e nossas  famílias em particular

Introdução 
A prudência é um conselho bíblico básico o todo ser humano. Não julgue Deus se não sabe com quem está lidando. Deus é paciente, longânimo, tardio em irar-se mas não tem por inocente o pecador e, ainda que muitas coisas possam parecer insanas, devemos ter ciência de que toda a Palavra que provém da boca de Deus terá seu devido cumprimento no seu tempo determinado.
Então, fica o aviso a quem puder atentar: examine as Escrituras Sagradas, com amor e respeito, peça entendimento a Deus, porque já é chegado o tempo profético em que perceberemos “multidões no Vale da Decisão”, como veremos nesse breve estudo sobre a atualidade dessa profecia entregue a Josué. 

Multidões no Vale da Decisão 
A humanidade toda está chegando ao Vale da Decisão, e devemos sair de cima do muro e tomar posição, decidir o que queremos de Deus.
O que você quer receber de Deus?
Salvação? Se essa é sua resposta, entre no quarto, feche a porta, chame Jesus Cristo e, em oração, confesse a ele sua vida tortuosa, reconheça seus pecados, todo o tempo em que tem vivido de maneira contrária à santidade, ofendendo ao Criador. Ele não te negará o perdão. Mas tem algo mais, que é o conselho a todos que chegam a Cristo: feito isso, vá, e não peques mais. Procure o caminho da santificação, Cristo não tardará mais em voltar para buscar seus escolhidos. Escolha Jesus, e serás escolhido por Ele no Dia do Arrebatamento.

Vamos então à profecia do Livro de Joel, em seu capítulo 3. Note que vamos inserir, em cada versículo, um teor explicativo, embora o texto seja, em sua maior parte, bem auto explicativo:

Joel 3:1-3, 9-12, 14-17
[1] Porquanto eis que, naqueles dias e naquele tempo, em que removerei o cativeiro de Judá e de Jerusalém, 
* Estamos vivendo esse momento profético em que esse cativeiro(o isolamento) imposto a Israel pelas nações inimigas terá seu fim. Nesse tempo de sofrimento e dores, até mesmo para Israel, veremos a nação israelita sendo protegida e recompensada,  contrariando o desejo de muitos que desejam o extermínio do povo judeu de sobre a face da terra. Isso jamais acontecerá . Veja o por quê...

[2] congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem eles espalharam entre as nações, repartindo a minha terra. 
** Deus está pessoalmente ordenando que os inimigos de Israel se unam em um grande bloco(Gogue e Magogue). Em seguida, Ele ordena que desçam juntos contra Israel, onde julgará essas mesmas nações aos olhos do mundo inteiro, para que todos vejam com quem e de que lado Deus está, desautorizando as religiões islâmicas que se julgam a serviço de Deus. Deus revela os motivos de sua ira contra essas nações: 1. invadiram Israel no ano 70 d.c.; 2. os espalharam por todo império romano; 3. na atualidade, repartiram as terras que Deus deu exclusivamente a Israel no passado; ocuparam e ainda ocupam ilegalmente os territórios de Gaza e Cisjordânia; nutrem ódio e ira contra o Estado de Israel; fazem e promovem guerras e perseguições contra o povo judeu, desde a história do Egito que os subjugou por 400 anos, antes mesmo que Israel se tornasse uma nação.
Em suma, Deus nos confirma que Ele edificou Israel; que Ele determinou -na Bíblia- toda a extensão e fronteiras da terra que lhes deu, ainda nos dias de Josué, em cumprimento da Aliança feita com Abraão quando este ainda não tinha descendentes. Mas Deus, lá nos dias de Abraão, garantiu que sempre estaria com sua descendência em particular, ou seja, a geração que viria através de Isaque e Jacó, os patriarcas que geraram a nação israelita.

[3] E lançaram a sorte sobre o meu povo, e deram um menino por uma meretriz, e venderam uma menina por vinho, para beberem
*** Deus guardou sua ira para ser derramada em nossos dias, e, nesse tempo, punirá os inimigos de Israel pelos crimes do passado e do presente, pois usaram as crianças israelitas como moeda de pagamento de suas bebidas e prostituições, entre outras humilhações e perseguições a que têem sido expostos.

[9] Proclamai isso entre as nações, santificai uma guerra; suscitai os valentes; cheguem-se, subam todos os homens de guerra. 
* Aqui a profecia de Joel se torna um aviso divino ao mundo de nossos dias: esta guerra foi ordenada por Deus; ela não é contra Israel, mas uma armadilha letal contra todos os povos que se unirem contra Israel. Quando invadirem Israel, ver-se-ão nas mãos do juízo previamente sentenciado por Deus e se exterminarão uns aos outros, cada um contra seu companheiro. Israel assistirá a tudo isso maravilhado enquanto o restante do mundo ficará perplexo! 

[10] Forjai espadas das vossas enxadas e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.
* Deus fala a Israel que deixem de lado a agricultura, pois esse é um tempo de guerra; exorta-os a transformarem suas ferramentas em espadas, e os cidadãos israelitas a confiarem no seu Deus e o buscarem com muito ânimo e forças, porque não serão jamais confundidos nem derrotados.

[11] Ajuntai-vos, e vinde, todos os povos em redor, e congregai-vos (ó Senhor, faze descer ali os teus fortes!); 
* Deus enfatiza seu chamado aos inimigos de Israel. É Deus quem os está chamando a ir contra Israel!!! 
Note isso: “Vinde”, diz Deus. É Ele, Deus, quem os está chamando para a invasão.

[12] movam-se as nações e subam ao vale de Josafá; porque ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor(de Israel)
*Aqui Deus determina o "Vale de Josafá" como o local específico onde as nações inimigas encontrarão o juízo de Deus e serão exterminadas sem o auxilio de armas ou das forças da IDF (Exército de Defesa de Israel)

[14] Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da Decisão.
* Deus lembra a todas as demais nações que também elas estão na mesma situação dos inimigos de Israel, porque se constituem inimigos de Deus ao rejeitarem seu plano de Salvação, o Evangelho, que Jesus Cristo nos entregou e selou com seu próprio sangue.

[15] O sol e a lua se enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor
* Deus ressalta, nesse versículo, a aparição de sinais nos céus, no sol, na lua e nas estrelas, talvez obscurecidos pela fumaça das guerras e das catástrofes que sobreviverão nesse tempo, como sinal do fim da Igreja de Jesus e início da Tribulação, com a vinda do anticristo.

[16] E o Senhor bramará de Sião e dará a sua voz de Jerusalém, e os céus e a terra tremerão; mas o Senhor será o refúgio do seu povo e a fortaleza dos filhos de Israel.
*Deus, nesse versículo, enfatiza sua presença junto a Israel, que se tornará o palco de onde o mundo estará recebendo as mensagens divinas, à medida que tais profecias se cumprirem aos olhos de todos, para que se convertam a Jesus Cristo. A própria nação de Israel também deverá se converter ao Jesus Cristo “que já veio ao mundo e foi rejeitado e crucificado pelos seus antepassados”.

[17] E vós sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, o monte da minha santidade; e Jerusalém será santidade; estranhos não passarão mais por ela.
* Através do cumprimento de suas profecias, Deus está enviando essa mensagem a todas as nações da terra: Ele está purificando Israel e, em breve, nenhum estrangeiro continuará vivendo em solo israelita. Nesse tempo, Jerusalém será santa, separada por Deus, e nela habitará e a protegerá junto ao seu povo Israel.

Nota nossa: bom seria que todos os estrangeiros nas terras de Israel entendessem isso, e devolvessem as terras que ocupam ilegalmente. Se poupariam do muito sofrimento que lhes há de vir pelas mãos de Deus, mas a verdade é que o ódio e o fanatismo religioso os impedirá de retrocederem nos seus propósitos. Ainda que julguem ter algum direito, não é assim diante do Deus Verdadeiro. Todas as nações tem seu espaço, mas o espaço territorial de Israel tem seu documento legal nas paginas da Biblia Sagrada. E, como de boa vontade, esses ocupantes não devolverão a Israel o que por direito bíblico lhe pertence, Deus mesmo lhes fará Justiça!
E, como a maioria dos demais povos também rejeitam prestar obediência à Palavra de Deus, deverão suportar também todas as consequências de suas escolhas, durante todo o processo de revelação em curso, pelo qual entenderão: 
1. Que Jesus Cristo é o próprio Jeová; 
2. Que Jesus é Deus, e saiu do trono, se fez carne, e habitou entre nós para nos ensinar a todos o caminho da paz, do amor a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
3. Que o tempo de aceitarem essas verdades, se arrependerem de seus pecados, se converterem a Jesus e se alinharem a favor de Israel, está se esgotando rapidamente!

Conclusão 
Não se iluda nem se deixe enganar. Este é o momento de tomar sua Decisão. Não demore na escolha de Jesus como seu Salvador, ou poderá perder a chance de subir ao céu no Arrebatamento, enquanto a Porta da Graça ainda está aberta.
Jesus abençoe a todos os leitores, para que entendam qual é  o sentido da boa, agradável e imutável Vontade de Deus a nós já revelada.
Decida!

Em Cristo, 

Pr. Wagner Cipriano 

Nenhum comentário:

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.