terça-feira, 17 de setembro de 2024

Alargando a Porta Estreita? Não faça isso!



O Crente e As Obras segundo as Escrituras


As Escrituras afirmam que as obras não salvam. De fato não salvam, porque o sacrifício de Jesus foi suficiente para nossa remissão e salvação. Negar isso é uma heresia, quanto mais contradizê-la.

Contudo, depois de salvos, estamos sujeitos à obediência ao Evangelho. Afinal, Cristo não veio ao mundo para que todos continuassem a viver nas velhas obras da velha criatura. E Cristo não é Ministro do Pecado. Paulo afirma isso, em Gálatas 2:17.


Zelo pelas obras

Podemos concluir que a exortação às boas obras e obediência às regras do Evangelho testemunham o zelo de um cristão renascido.

Quando as obras não agradam a Deus, nem são confessadas e deixadas, podem se tornar o início da queda espiritual.


Alargando a Porta Estreita 

Não devemos alargar a porta estreita, mas sempre lembrar que as obras do crente devem agradar a Deus. 

Ao contrário, quando o objetivo é agradar aos homens, é que surgem heresias e falsas doutrinas, que alargam a porta do Evangelho, e que se destinam a garantir o fluxo financeiro no caixa da igreja e no bolso do comerciante.

Todas essas práticas são consideradas por Deus como desvio de conduta, comércio do Evangelho, já denunciadas em 2° Pedro 2:1-3:

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade;

E, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; Sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita."


O Evangelho tem regras

Combatê-las não faz um cristão ser verdadeiro, mas rebelde, que molda a verdade em mentira a seu belprazer, como que para justificar suas  obras más. Jesus foi rejeitado como Messias e tido pelos sacerdotes como um falso profeta por combater heresias e falsas doutrinas. Os próprios apóstolos constataram que os cuidados de Jesus e suas denúncias contra os sacerdotes, dizendo "não façais da casa de meu Pai casa de vendas" culminariam em perguição, o que fez com que até seus discípulos se lembrassem do que está escrito: "O zelo da tua casa me devorará".

Parece que, de lá para cá isso não mudou muito, visto que quando há zelo pelo Evangelho, logo os sacerdotes deste século se encarregam rotulá-los de falsos profetas. Cabe àqueles que realmente são discípulos de Jesus aprenderem a discernir os lobos, a separar o joio e rejeitar falsos ensinos.


Seja Prudente, ordenou Jesus

Em Mateus 25, Jesus fala sobre a separação entre as Dez Virgens, precedendo o Arrebatamento.

Isso está se cumprindo agora em nossos dias.

O Evangelho de Cristo deve nortear nossas obras, para que a Igreja viva sob a Graça e dela não se afaste e nem se esvazie do Espírito Santo e Sua Luz.

O mesmo alerta de repete em Apocalipse 3, na Carta à Igreja Laodicéia, que se tornou tão cega que não enxergava sua pobreza e sua nudez espíritual.  Jesus, do lado de fora, ainda clamava e exortava a que lhe abrissem a Porta. Era a única esperança possível a ela, e, também, sua última chance.


Exortação nas entrelinhas

Seja Prudente, é a mensagem meio que "velada"  de Jesus Cristo nas entrelinhas da Parábola das Dez Virgens e na carta às igrejas laodicéias. O crente prudente examina es Escrituras, não despreza as profecias, examina tudo, retém o bem e se abstém de toda aparência do mal. - 1Tessalonicenses 5:20-22


Aviso bíblico: virgens loucas e laodicéias 

Então, fica o aviso, como exortação para que saiam depressa do grupo das virgens loucas e laodicéias, que teimam em criar heresias e falsas doutrinas, alargando a Porta Estreita para agradar homens e não a Deus. Virgens loucas e laodicéias convictas estão reservadas à decepção. Não decepcione Jesus, Ele pagou o mais alto preço por nossa salvação. Seja zeloso  no entendimento, prudente nas obras, na santificação, sem a qual ninguém verá a Deus.


O Tribunal de Cristo

Mesmo as Virgens Prudentes também terão suas obras examinadas.

No Tribunal de Cristo, exclusivo para a Noiva Prudente, suas obras  passarão no teste do fogo, que revelarão a condição espiritual de cada um, e somente então receberá a pedra branca e a Coroa da Vida.

Portanto, examine-se cada um a si mesmo, e não destrua o templo de Deus com más obras e desobediências, ou Deus o destruirá.


Conclusão 

Atente bem na Palavra de Deus, obedeça às regras do Evangelho porque,  se estamos sem disciplina, seremos bastardos e não filhos, diz Paulo em Hebreus 12,8.

Fiquem na Paz do Senhor Jesus Cristo.

A hora está chegando. 

Vem Senhor Jesus


Pr. W. Cipriano 




Medite nisso:

1° Coríntios 3:13-19

"...a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 

Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 

Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 

Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 

Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. 

Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus;

Pois está escrito: 

Ele apanha os sábios na sua própria astúcia"

1Coríntios 3:13-19

Visite: Mensagens Bíblicas do Livro de Apocalipse, Notíciário Gospel, Bíblias Eletrônicas Free, Estudos Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.