quarta-feira, 6 de julho de 2011

Adorai somente a Deus

Destruindo a idolatria com a Palavra de Deus
Nos tempos do Antigo Testamento, por vezes os servos fiéis foram orientados por Deus a destruir a idolatria reinante em Israel. Isso representava uma ordem expressa de quebrar as imagens e destruir os altares onde as imagens de culto idolátrico estivessem. Contudo devemos lembrar que Deus ordenou isso a seus servos em Israel, pois aquela nação tinha um pacto, uma aliança, com o Deus vivo. Baseado nessa aliança, Deus os puniu e enviou seus profetas a alertá-los para que se afastassem dos costumes dos povos pagãos, cujos deuses são de pedra, de barro, de ouro ou prata, que tem olhos que não veem, boca que não fala e pés que não andam, e que necessitam de andor para se locomoverem.
Agora, nos tempos do Novo Testamento, vivemos uma situação diferente: Deus não tem pacto com o Brasil, mas somente com os brasileiros que a Ele se tem convertido. O governo brasileiro é um estado laico, como todos os demais do mundo. A aliança, agora, é pessoal. Diferente, portanto, da aliança com Israel, que teve início com as promessas feitas nos dias de Abraão. Deus prometeu a Abraão que faria de sua descendência um povo numeroso como as estrelas do céu e a areia do mar, e que, passados quatro séculos, visitaria e libertaria seus descendentes da escravidão do Egito e os conduziria à Terra Prometida, fazendo deles uma nação de filhos de Deus. Tanto Abraão como sua descendência creram, abraçaram o pacto e renovaram-no por muitas vezes. Por isso, Deus tinha também o compromisso de repreender seus filhos quando dele se afastassem. Em nosso Brasil tudo é diferente. É um país composto por meras "criaturas de Deus", que precisam descobrir o caminho da Salvação em Jesus para que possam alcançar a condição de filhos de Deus. De tudo isso, tiramos essa lição: difícil mesmo não é quebrar essas imagens, mas destruí-las nas mentes incrédulas, abrindo espaço para Jesus Cristo entrar e sentar no trono dos seus corações, convertendo-os da vaidade dos ídolos para o Deus Vivo. Imagens de idolatria só cessarão de serem fabricadas durante o governo milenar de Cristo. Até lá, o mundo deverá sofrer muito, até compreender essas verdades e se converterem de suas religiosidades vãs. De tudo isso fica a cada brasileiro o alerta: Adorai somente a Deus -  Pr. W. Cipriano
Nota: a Bíblia Sagrada revela a descida de Deus de seu trono, se fazendo carne e habitando entre nós, com o propósito de nos transformar da condição de simples criaturas para a posição de "Filhos de Deus":

Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. - João 1:9-13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.