sábado, 29 de janeiro de 2011

Carta à Igreja de Sardes

Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. - Ap. 3:2
Nessa carta à Igreja em Sardes, Deus avisa que ela estava "espiritualmente morta", porque não praticava o Evangelho. Afinal, não é justificado aquele que ouve, mas sim o que pratica. O pecado também estava reinando entre seus membros, matando-os novamente.  
A "nova vida"
Nós crentes, recebemos de Jesus Cristo uma "nova vida". Isso nos torna vivos ao olhos de Deus, enquanto que o mundo
inteiro jaz (=está morto) no Maligno. 1 João 5:19
Concluímos que a Igreja de Jesus é formada por pessoas renascidas, dotadas de vida eterna, que saíram da morte espiritual que reina sobre o mundo inteiro, através da incredulidade e das falsas religiões. 
A "Morte Espiritual"
Mas, se não vigiarmos e zelarmos pela nova vida que Cristo nos deu no Calvário,  abrimos espaço para que o inimigo nos conduza novamente para fora do caminho estreito, e nos leve à morte espiritual.
Por isso é que Deus está alertando a Igreja em Sardes. Esse alerta divino é que nos faz acordar para a realidade: mesmo estando físicamente dentro de uma igreja podemos estar "espiritualmente mortos". 
O erro da Igreja de Sardes
A igreja em Sardes não estava transmitindo vida aos seus membros, não estava ensinando corretamente a Palavra de Deus. A maneira pela qual seguiam o Evangelho é que os estava destruindo, porque estavam fazendo a obra de Deus relaxadamente (Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! - Jeremias 48:10). Por essa razão Deus aconselha "arrependimento" para toda a igreja, começando pelo seu pastor (estrela). Deus também lhes diz para se lembrarem do que "receberam" de Jesus Cristo: a Salvação, que é o presente mais caro e precioso que existe no céu e na terra e não há dinheiro no mundo que possa comprá-lo. 
Desprezando a Salvação
Mas a igreja de Sardes estava fazendo pouco caso da Salvação dada por Jesus Cristo: haviam relaxado nas doutrinas e se envolvido em muitas práticas pecaminosas. Com isso, devemos lembrar que Deus nos tem dado "de graça" a salvação, mas também exige que trilhemos com sinceridade o "caminho estreito" do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por esse motivo, o crente tem o dever de perseverar no aprendizado e na prática dos ensinamentos de Jesus, garantindo, assim, sua justificação no vindouro Tribunal de Cristo.

Enfim, a mensagem à Igreja de Sardes serve de alerta a toda e qualquer igreja. Através de suas palavras adverte, ensina e nos faz lembrar que Deus não tem prazer em distribuir repreensões, mas sim em que todos entendam os propósitos do Evangelho e venham a se salvar. Porque Deus e Jesus Cristo já fizeram tudo por nós. Agora cabe a nós fazer a nossa parte, seguindo o Evangelho como agrada a Deus.
Caso contrário, estaremos caminhando para a morte e a condenação eterna, mesmo frequentando uma igreja.
A responsabilidade do pastor
Também fica claro que o pastor não tem privilégios diante de Deus, mas muitas obrigações pelo rebanho que lhe está confiado, devendo sempre servir de exemplo a todos, ensinar  e viver corretamente as Escrituras Sagradas dentro e fora da Igreja. 
Conclusão
Ensinar corretamente o Evangelho é o dever principal, pois é o rio da vida, o manancial das águas vivificantes que brotam do trono de Deus e produzem vida aonde quer que cheguem. Por isso, é um contrasenso uma igreja deixar o manancial das águas vivas e cavar cisternas rotas, que não retém as águas. Quando o pastor não conduz seu rebanho no caminho estreito, fatalmente está "cavando cisternas rotas, que não retém as águas". Por quê? Porque o crente deve ser um vaso cheio da Palavra e do Espírito, e não uma cisterna rota, uma cacimba que nunca se enche...porque está rota, cheia de furos, vazando...
Quem tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito diz às Igrejas.


Que Deus abençoe a todos com entendimento.
Pr. Wagner Cipriano

Siga-nos no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você Visite: Mensagens Bíblicas do Livro de Apocalipse, Notíciário Gospel, Bíblias Eletrônicas Free, Estudos Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.