terça-feira, 18 de agosto de 2009

Brasil: Escândalos no meio evangélico

Mensagem Original publicada em: http://noticiario-evangelico.blogspot.com/2009/08/brasil-os-escandalos-no-meio-evangelico.html
A mídia nacional foi literalmente abarrotada pela crescente onda de denúncias (se procedentes ou não, não sabemos) contra evangélicos brasileiros, notadamente de grande destaque nacional e internacional.
Relutamos em veicular esse tipo de notícia, por opinião pessoal. Não que tenhamos algum vínculo ou inclinação em relação às denominações envolvidas. Mas nossa regra é sempre divulgar material que sirva para edificação. O caso é que tudo isso causa grande tristeza e contínua dor em nosso coração, vendo o Evangelho de Jesus Cristo exposto a tantos escândalos.

O Grande Perdedor
Mais uma vez o grande perdedor em toda essa enxurrada de denúncias é o Evangelho.
Sim, o Evangelho é que sofre com todas essas denúncias. Como consequência almas se perderão e muitos ficarão predispostos a julgar negativamente o "Caminho" instituído de Deus. Por isso, optamos por não veicular notícias, fundadas ou não, em nosso Noticiário Evangélico

Regra Bíblica
Mas uma coisa podemos dizer e lembrar a todos que acompanham tais notícias:
"Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará." - Gálatas 6:7
Com essas palavras, Deus nos alerta: tudo o que fazemos em nossas vidas, ainda que oculto aos olhos dos homens, está sempre diante dEle, cujos olhos tudo vêem e cujos ouvidos tudo ouvem, trazendo consequências para nossas vidas, pois tudo que plantamos isso mesmo colheremos. É a regra bíblica.

Paciência Divina
E não bastasse ver e ouvir, Deus ainda "suporta" com paciência os erros, sempre dando oportunidade e ocasião de arrependimento. E devido a essa aparente inércia diante de tantos crimes cometidos em seu nome muitos o julgam inexistente.
Ledo engano. A paciência de Deus não deve ser confundida com inércia e nem deve ser tida como indício de sua não existência. Ao contrário, nosso Deus é terrível, mas paciente e longânimo:
O Senhor é tardio em irar-se, e de grande poder, e ao culpado de maneira alguma terá por inocente; o Senhor tem o seu caminho no turbilhão e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. - Naum 1:3

Os Escândalos, Lucas 17:1-3
Disse Jesus a seus discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!
Melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequeninos.
Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe.

Os "Judas" modernos
Nem é preciso dizer que se as denúncias forem procedentes os denunciados devem imediatamente meditar e se arrepender de terem usado o Santo Nome de Deus para enriquecimento pessoal. Assim evitariam o mesmo destino do tesoureiro de Jesus Cristo: Judas.

Almas perdidas pelo mau exemplo de seus líderes
Sem dúvida o Evangelho de Jesus Cristo perderá muitas ovelhas pelo "des-serviço" prestado por líderes como esses. No entanto, isso é explicado à luz da Palavra de Deus, onde os líderes espirituais são legitimamente chamados e constituídos pelo Espírito Santo. O Espírito Santo não erra e só constitui pessoas realmente qualificadas espiritualmente para levarem o Evangelho com amor às "almas". Ser aprovado e separado pelo Espírito Santo para trabalhar na evangelização é algo muito mais valioso e essencial. Caso contrário, almas cegas cairão no abismo, guiadas por líderes também cegos para as verdades de Deus.
E propôs-lhes também uma parábola: Pode porventura um cego guiar outro cego? não cairão ambos no abismo? - Lucas 6:39

O exemplo do Apóstolo Paulo
Os verdadeiros missionários constituídos por Deus jamais falharam ou se deixaram "seduzir" pelo amor das riquezas terrenas. O Apóstolo Paulo, temeroso de que seu trabalho caísse em mãos erradas, ao partir, alertou seu rebanho com conselhos que jamais devemos esquecer:
Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.
Sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho,
E dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si.
Vigiai, lembrando-vos de que por três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada um de vós.
Agora pois, vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.
De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes.
Vós mesmos sabeis que estas mãos proveram as minhas necessidades e as dos que estavam comigo.
Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.
Havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles. Atos 20:28-36

Comércio desmedido chega ao Evangelho do Século 21
Já a quase dois mil anos o apóstolo Pedro, a exemplo de Paulo, alertava sobre a contaminação do Evangelho, que seria desvirtuado por homens de caráter duvidoso, que o usariam para alcançar seus próprios objetivos.
Líderes constituídos por mãos de homens
Enquanto isso, gerações de novos pastores destituídos da verdadeira unção, defendendo metas e métodos seculares e movidos por torpe ganância se encarregam de garantir às já combalidas igrejas evangélicas o cumprimento das profecias que sinalizam o final da igreja, a chegada do Arrebatamento e o início da Grande Tribulação. Tudo isso é o cumprimento da profecia do Apóstolo Pedro. Veja:

Profecia do Apóstolo Pedro: comércio descarado do evangelho
( trecho copiado da mensagem "Igrejas Mundanizadas" em http://culturaevangelica.blogspot.com/2008/07/igrejas-mundanizadas.html )
"Torna-se real e atual – em nossos dias - a profecia do apóstolo Pedro, que alertava sobre a característica marcante do evangelho no final dos tempos, o comércio descarado do evangelho:

E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. 2º Pe 2:3

Como resultado do evangelho fingido, hipócrita e comercial, crentes de diversas denominações, que sempre pautaram suas vidas ao serviço do verdadeiro evangelho, vivendo uma vida pia e exemplar, desaparecem a olhos vistos, substituídos por uma nova geração de falsos adoradores, que não elegeram a Bíblia como sua única regra de fé e conduta, revelando não serem parte dos eleitos e predestinados que Jesus Cristo comprou com preço de seu precioso sangue na Cruz do Calvário.

Cumpre-se a profecia de Paulo: Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme suas próprias concupiscências, voltando às fábulas (2º Tg 4:3-4). Cheia de teólogos e doutores, as igrejas evangélicas deixaram de apreciar a sã doutrina. Recebem nos púlpitos mais e mais heresias, corrompendo o rebanho. Pastores pregando apenas o politicamente correto e que agrade aos ouvidos do rebanho. Desagradaram a Deus.

É o resultado da igreja conduzida com métodos humanos. Destituídas da direção do Espírito Santo, seu fim é se igualar ao mundo em atos, obras e pensamentos. Nesse processo de contemporização com o mundo Israel entrou um dia, e terminou na apostasia, rejeitando o Cristo que tão intensamente aguardavam. Pagaram o preço por utilizar métodos humanos: Eles fizeram reis, mas não por mim; constituíram príncipes, mas eu não o soube - Oséias 8:4. Pastores diplomados, sem unção, dominam o rebanho como “reis e príncipes”.

A avidez pela conquista de poder religioso pode conduzir os evangélicos ao mesmo pecado cometido por Efraim:

Porquanto Efraim multiplicou os altares para pecar; teve altares para pecar.

Escrevi-lhe as grandezas da minha lei, porém essas são estimadas como coisa estranha - Oséias 8:11-12

Todo esse aparente crescimento não é nada se destituído da direção do Espírito Santo. Púlpitos em que as grandezas da Palavra de Deus são “estimadas como coisa estranha” conhecerão a recompensa divina: Põe a trombeta à tua boca. Ele virá como a águia contra a casa do Senhor - Oséias 8:1 .

É, o julgamento divino começa pela casa do Senhor, por nós, evangélicos: Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? - 1Pe 4:17

O ápice da apostasia, que coincidirá com a manifestação do anticristo, está cada dia mais próximo ..."


Com profundo pesar,

Pr. Wagner Cipriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.